Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Farmácia Popular do Brasil passa a disponibilizar gratuitamente medicamentos para tratamento de hipertensos e diabéticos, partir da próxima quarta-feira, dia 16.A medida também se estende a todas as farmácias particulares conveniadas a rede “Aqui tem Farmácia Popular”.

De acordo com Claudson Ferreira Mateus, farmacêutico responsável pela Farmácia Popular, o Ministério da Saúde (MS) enviou para Palmas, uma remessa de 33.600 compridos para controle do diabetes e da hipertensão. “Esses medicamentos serão disponibilizados também na rede conveniada de farmácias e drogariaspara facilitar o acesso da população.” - explica Claudson.

Dispensação

A entrega dos medicamentos será feita mediante a apresentação de receita médica, um documento de identificação com foto e CPF. “Com a ampliação do subsídio do Ministério da Saúdede 90% para 100% para os medicamentos para tratamento de diabéticos e hipertensos, estamos ampliando nossa rede de atendimento a população palmense, para assegurar mais saúde a todos”- enfatiza Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

Baixo custo

A Farmácia Popular do Brasil oferece 97 ítens distintos de medicamentos a baixo custo, para a população, classificados como essenciais, com valores que chegam até um décimo do preço praticado pelo mercado. Entre os medicamentos comercializados estão antibióticos, analgésicos, anticoncepcionais, antiinflamatórios, antidiabéticos, antihipertensos eantialérgicos. " De acordo com o Ministério da Saúde, esses ítens atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população brasileira" - informa o secretário.