Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Secretários de Educação de todo o País, estão reunidos em Brasília desde o início da manhã desta quarta-feira, 16, na I Reunião Extraordinária do Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação.Durante o encontro, os membros do conselho elegeram a sua diretoria para o biênio 2011-2012. O secretário de Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, foi eleito por unanimidade representante da região norte dentro da instituição.

A nova presidente eleita é a secretária de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa. Além do secretário Danilo de Melo Souza, que foi votado para assumir a terceira vice-presidência também foram eleitos para as vice-presidências que são divididas por região; Belivaldo Chagas Silva, secretário de Educação do Sergipe, primeiro vice-presidente; Klinger Marcos Barbosa Alves, secretário de Educação do Espirito Santo, segundo vice-presidente; e Marco Antonio Tebaldi, secretário de Educação de Santa Catarina, quarto Vice-Presidente do CONSED.

“Essa representatividade do Tocantins no Consed é muito importante, primeiro; porque o Estado continua a tradição de participar nas decisões e construção das políticas públicas da educação no país. Segundo porque os Estados do Norte precisam fortalecer as relações no que diz respeito às discussões sobre metas da educação. Vamos continuar trabalhando e nos empenhando para melhorar nossos os índices”, argumentou Danilo.

Diretrizes

Uma das preocupações do Consed se refere ao PNE - Plano Nacional de Educação, o conselho vai acompanhar todo o trâmite do Plano que está em apreciação no Congresso, principalmente nas comissões de Educação no Senado e na Câmara.

Odocumento é a base das metas e diretrizes para os próximos dez anos da Educação no Brasil. O PNE prevê melhoria da qualidade do ensino, valorização dos profissionais da educação, gestão democrática da educação e a difusão dos princípios de equidade e do respeito à diversidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc