Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta segunda-feira, 21, o presidente do Sindicato dos Servidores do Legislativo Estadual (Sindilegis), Adilson Cruz, frisou que já está em posse dos novos cálculos pedidos pelo sindicato que contrariam a redução dos 20% na produtividade proposto pelos deputados na última semana.

De acordo com Cruz, os dados serão apresentados pela comissão de cinco servidores formada na última quinta-feira, aos deputados durante a sessão ordinária da manhã da próxima terça. “Nós vamos nos reunir com os deputados amanhã às 9h. Eles devem abrir e suspender a sessão para nos encontrarmos”, completou.

Adilson Cruz destacou que essa reunião será a primeira medida dos funcionários da Casa de Leis na tentativa de revogar o corte na gratificação. “Nós iremos tomar os primeiros passos nessa reunião”.

Conforme informou o presidente do sindicato da AL, está prevista para a tarde de amanhã, ainda, a assembleia geral dos servidores da Casa, que irá definir que ações tomar após a reunião com os deputados.

Adilson ressaltou que ainda é preciso aguardar o encontro com os parlamentares para depois se chegar a uma postura inicial com relação à situação dos funcionários, mas não descartou a possibilidade de greve em caso de não-acordo. “Ainda é precipitado (falar em greve), mas nada é impossível”, completou.

Entenda

Como uma das medidas de redução de gastos na Assembleia Legislativa, foi apresentado pelos deputados, projeto de resolução que propõe o corte dos 20% de gratificação por produtividade dos servidores da Casa.

A medida foi aprovada em sessão extraordinária na última quinta-feira e já está em vigor. O presidente da Casa, dpeutado Raimundo Moreira (PSDB) já havia informado que a medida visa a redução de gastos na tentativa de fazer cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Contudo, mesmo com o corte proposto, os deputados se comprometeram com os servidores em reavaliar o corte, caso novos cálculos sejam feitos e comprovarem que, mesmo com a gratificação, a Lei não será ferida.