Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Dirceu Leno

Familiares, amigos, autoridades e lideranças políticas estiveram, na manhã desta terça-feira (28), no velório do ex-deputado estadual Raimundo Moreira, no distrito de Piaçava, em Nazaré para prestarem as últimas homenagens. Há anos lutando contra um câncer de próstata, Moreira não resistiu à gravidade da doença e acabou falecendo às 20h25h no último domingo (26), aos 65 anos. Ele se elegeu deputado pela quinta vez em 2010, mas se afastou em várias ocasiões para tratamento de saúde.

Depois de velado no saguão da Assembleia Legislativa em Palmas, o corpo do ex-deputado foi transladado para o distrito de Piaçava na cidade de Nazaré, onde foi velado durante à tarde do dia 27 e pela manhã desta terça-feira (28), sendo sepultado ao lado da sepultura de seus pais, no cemitério daquele distrito.

O velório contou com a presença de autoridades, como o vereador Zullias Amoury que na ocasião representou o prefeito da cidade de Tocantinópolis Fabion Gomes; os deputados José Bonifácio; Amélio Cayres; Olinto Neto; Luana Ribeiro; o ex-deputado Marcelo Lelis; o ex-governador Sandoval Cardoso que esteve acompanhado de sua esposa Marcela Cardoso e o prefeito da cidade de Nazaré, Clayton Paulo, que no mesmo dia do falecimento, decretou luto de três dias no município e feriado nesta terça-feira (28) em virtude do falecimento do ex-deputado Raimundo Moreira.

A esposa Rosely Borges lembrou que Moreira sempre esteve ao lado do povo. “Moreira sempre foi um homem humilde e simples. Hoje nos despedimos dele de uma forma como sempre estivemos, ao lado do povo, como estamos agora”, afirmou.

Natural de Piaçava distrito de Nazaré-TO, Raimundo Moreira nasceu em 10 de fevereiro de 1950, Moreira foi prefeito e deputado estadual por cinco mandatos consecutivos e foi também presidente do Parlamento no biênio 1997/1998, ocasião em que assumiu o governo de Estado por três vezes para substituir o então governador Siqueira Campos. Em fevereiro de 2011, o Moreira foi eleito novamente presidente da Assembleia.

Moreira começou na política em 1988, junto com a criação do Tocantins, quando foi eleito prefeito de Nazaré (1989 – 1992). Desde que assumiu uma cadeira na Assembléia Legislativa, em 1995, Moreira ocupou cargos importantes na Casa, tendo sido segundo-secretário da Mesa Diretora, presidente de importantes comissões como a de Constituição, Justiça e Redação e a de Ética e Decoro Parlamentar, líder de governo e líder de bancada.

Moreira deixa um legado significativo parta a politica tocantinense e principalmente para a população do Bico do Papagaio, em especial para a cidade de Nazaré. Raimundo Moreira traçou seu próprio caminho na vida e na política com muito esforço e dedicação. Filho de pai lavrador e mãe quebradeira de coco babaçu, quando criança, ele ajudava o pai na roça e depois foi balconista, farmacêutico e professor primário concursado.

Atualmente Moreira era aposentado no cargo de advogado da União, pertencendo à carreira jurídica federal. O ex-deputado era casado com Rosely Borges da Conceição Araújo, com quem teve dois filhos, Eveline e Danilo César. (Ascom Tocantinópolis)