Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O desenvolvimento econômico do Tocantins com a implantação da indústria de calçados masculinos, Mariner, foi o assunto tratado pela deputada estadual petista Amália Santana, pelo colega de partido, deputado estadual José Roberto Forzani e pelo prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto (PT) em reunião na tarde desta segunda-feira, 21 com o secretário de Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Eduardo Siqueira Campos (PSDB). Também estavam presentes o secretário da Fazenda, Sandro Rogério Ferreira, e o proprietário da Mariner, Marco Antônio Lameirão, o diretor administrativo da indústria, José Donizete Andrian e o secretário da empresa Aldemir dos Reis Alves.

Durante a reunião os empresários falaram sobre as dificuldades enfrentadas pela empresa, principalmente, no que diz respeito à compra de matéria prima para a produção dos calçados em Colinas. Eles também propuseram a criação de uma pauta para o couro no Tocantins. A deputada Amália Santana demonstrou sua preocupação com as indústrias nos mais diversos setores no Estado e se mostrou empenhada em lutar para que elas continuem atuando no Tocantins para que assim possa gerar emprego e renda. “Queremos ver o desenvolvimento econômico de nosso Estado acontecendo e não sendo paralisado por falta de apoio”, explicou a deputada.

O secretário Eduardo Siqueira Campos, visando uma solução rápida para os problemas apresentados pela empresa, agendou uma reunião para a próxima quinta-feira, 24, às 9 horas, com os secretários da Fazenda, Sandro Rogério Ferreira e o de Indústria, Comércio e Turismo, Ernani Soares Siqueira. A reunião poderá contar com a presença do governador Siqueira Campos (PSDB), uma vez que o titular da pasta de Planejamento se empenhou em garantir a presença do governador.

A Mariner fabrica sapatos masculinos há 25 anos e está se instalando em Colinas. Há três anos eles já mantém funcionando um curtume no município. Agora, estão finalizando a construção da fábrica no Distrito Industrial da cidade.

A fábrica em Colinas já funciona hoje, em caráter experimental para treinamento da mão de obra, em um galpão alugado. Em março a indústria começará a produzir, definitivamente, sapatos em Colinas.

A unidade que está sendo construída tem capacidade para fabricação dois mil pares de sapato por dia, funcionando com três mil funcionários diretos e indiretos. O investimento tem sido feito com recursos próprios do Grupo Mariner, que exporta seu produto para 48 países.

A matriz da fábrica funciona em Franca no Estado de São Paulo, na qual produz dois milhões de pares por ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa Amália Santana