Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta quinta-feira, 24 às 14 horas acontece na sala de reuniões da Secretaria de Trabalho e Assistência Social uma reunião para elaboração de projetos para a área da Economia Solidária.

A Diretoria de Inclusão Produtiva da Setas deve apresentar a realidade dessa política no estado do Tocantins e propor ações integradas entre os órgãos estaduais como Secretaria de Infra-Estrutura, Saúde, Ciência e Tecnologia, Agricultura entre outros, com o objetivo de formar um grupo multiinstitucional para busca de recursos nos órgãos federais e demais instituições financeiras que visem o desenvolvimento da Economia Solidária.

A Economia Solidária está diretamente ligada ao combate da pobreza extrema, quando capacita e estimula a produção das comunidades e populações de baixa renda colaborando com a geração ou com o aumento da renda familiar. Essa política de economia amplia os mecanismos de inclusão produtiva, programas de capacitação e crédito que favorecem o empreendedorismo local. A política é trabalhada de forma sustentável por meio de cooperativas, associações, redes sociais entre outras formas de trabalhos solidários.

A reunião deve apresentar os dados dos projetos de inclusão produtiva já executados pela Setas como Apicultura, Piscicultura, Agroindústria, Corte e Costura, entre outros, e também sugerir propostas para o planejamento de ações de 2011 a 2014.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Setas