Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

O Governador Siqueira Campos recebeu em seu gabinete no Palácio Araguaia, na manhã desta sexta-feira, 25, a Ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti, que permanece na Capital até amanhã, cumprindo agenda de implantação da unidade da Embrapa Pesca e Aqüicultura no Tocantins. Na oportunidade, o governador assinou o termo de entrega do espaço físico em águas no Lago de Palmas.

O termo define que esse espaço em águas passa a ser de domínio da União, sendo sua superfície total de 0,0512 hectares de espelho d’água, com profundidade média de 1,2 metros, sendo o residual para manejo, amarração e fundeio.situado no Reservatório da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. De toda essa área devem ser utilizados 64 metros quadrados como alocação de estruturas estilo tanque rede para a produção de peixes, obedecendo às regras de licenciamento ambiental.

Em entrevista à imprensa, o Governador Siqueira Campos ressaltou o compromisso do Estado em atender com maior agilidade os pedidos de licenciamento ambiental, para a efetiva instalação de criatórios e demais projetos relacionados à produção de pescado no Tocantins. “Todos os pedidos da Ministra foram prontamente atendidos”, afirmou o governador.

Segundo a Ministra, a ANA – Agência Nacional das Águas está produzindo um estudo para implantar os projetos de criação de peixes no Lago. Ao término desse estudo, previsto para o mês de agosto deste ano, os pedidos de licenciamento ambiental devem ser encaminhados ao órgão competente, no caso o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e, posteriormente, ocorre a efetiva instalação dos projetos. Ideli Salvatti pontuou que com a utilização do Lago a produção de pescado no Tocantins poderá ser multiplicada por seis.

Fonte: Secom