Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, realizou na manhã deste sábado, 26, a entrega de equipamentos ao município de Palmas e a colônias de pescadores na Feira da 304 Sul em Palmas. Foram entregues um caminhão Feira do Peixe, uma Cozinha Comunitária, um Kit acampamento e a autorização para uso da Fabrica de Gelo de Caseara.

Durante o evento a ministra destacou que o Estado tem tudo para se tornar o líder nacional em pesquisa, com a instalação da sede da Embrapa em Palmas, e também em produção aquícola. “O Tocantins tem tudo para ser o líder das pesquisas por causa da instalação da Embrapa Pesca e Aquicultura e também tem condição de ser o líder em produção e esses equipamentos que estamos entregando hoje são um incentivo para isto”, afirmou a ministra.

Ideli Salvatti também enfatizou que deixa o Estado feliz devido ao retorno recebido do governador Siqueira Campos sobre o setor pesqueiro. “Posso afirmar que o Tocantins foi só alegria. A conversa ontem com o governador foi muito satisfatória. Ele se comprometeu a agilizar as licenças e isso me deixou muito tranquila de que aqui vai haver um grande desenvolvimento no que diz respeito à instalação dos tanques redes e também de tanques cavados”, frisou a ministra.

Setor é prioridade

O secretário executivo da Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Ruiter de Pádua, também esteve presente ao evento e destacou que o setor da pesca e aquicultura é uma prioridade no Estado.

“É uma prioridade, tanto que o Governo criou uma subsecretaria para cuidar deste setor. O governador tem enfatizado seu apoio as iniciativas do setor e neste momento nós estamos desenvolvendo um estudo para que os pescadores possam sobreviver do peixe os 365 dias do ano, isso com a produção em tanque em rede durante a piracema. Assim ele vai poder utilizar seus equipamentos durante todo ano e de forma sustentável”, ressaltou o secretário.

Fonte: Secom