Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O prefeito, Raul Filho, entregou à população palmense na noite da última sexta-feira, 25, mais uma Escola Municipal de Tempo Integral (ETI). Desta vez a região beneficiada foi a região Sul da Capital. Na oportunidade, Raul Filho anunciou que neste ano de 2011 serão entregues à população de Palmas mais três escolas de tempo integral. “Os recursos para a construção dessas unidades já estão disponíveis no orçamento da União, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, garantiu o prefeito.

A ETI Caroline Campelo Cruz da Silva, localizada no Setor Santa Fé, atenderá neste ano de 2011 cerca de 1300 alunos, da Educação Infantil ao 8º ano do Ensino Fundamental na região sul da capital. Para 2012, a unidade de ensino expandirá sua capacidade e terá turmas também do 9º ano, podendo assim, atender cerca 1.500 alunos num sistema de educação que oferece, além das disciplinas do núcleo comum do ensino, atividades artística, esportivas, aulas de música, teatro, dança e aulas de reforço aos alunos que apresentarem dificuldades na aprendizagem.

Sheila Beatriz, mãe de um aluno, falou sobre sua expectativa com a inauguração da ETI Caroline Campelo. “Transferi meu filho para esta escola de tempo integral, por acreditar no que ouviu de muitas pessoas que falaram muito bem da educação em tempo integral oferecida em Palmas. Tenho uma grande expectativa de que esse tipo de ensino muito contribuirá para a formação do meu filho”, frisou.

Após o descerramento da placa inaugural, o prefeito Raul Filho, acompanhado por autoridades, visitou as dependências da escola, que conta com 29 salas de aula, espaço para artes, laboratórios para Ciências, Línguas e Informática. Além de auditório, biblioteca, enfermaria, consultório odontológico, refeitório para crianças e adolescentes do ensino fundamental e refeitório infantil. Ainda em fase de conclusão das obras, será entregue brevemente à comunidade escolar o bloco esportivo, que contará com piscinas semiolímpica e infantil, quadra poliesportiva coberta, dotada de vestiários para atletas, quadra de tênis e espaço para tênis de mesa, além de um campo para futebol society e pista de atletismo.

ETI Caroline Campelo

A construção dessa terceira ETI custou aos cofres públicos R$ 9.288.660,73, sendo 3.850.000,00 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e R$ 5.438.660,73 de contrapartida do Tesouro Municipal. A obra foi iniciada em 02 de abril de 2010 e tinha uma previsão de conclusão em doze meses, porém será entregue à comunidade com mais de um mês de antecedência.

Segundo o secretário municipal da Educação, Zenóbio Júnior, a construção de mais essa escola de tempo integral vai amenizar as dificuldades relacionadas à grande demanda por vagas nas escola públicas de ensino fundamental na região Sul da Capital. “A unidade atenderá especialmente as comunidades dos setores mais próximos, como Morada do Sol I, II e III, Vale do Sol, Maria Rosa, Taquaralto, Santa Fé I e II, entre outros”, ressaltou.

Novas ETIs

As novas Escolas de Tempo Integral, anunciadas pelo prefeito Raul Filho, serão construídas no setor Lago Sul, no Bertaville e na 1306 Sul.