Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Acontece na manhã desta segunda-feira, 28, o evento de aniversário de 22 anos da Associação Tocantinense de Municípios que tem como presidente Manoel Silvino (PR) com presença do governador Siqueira Campos (PSDB) e ainda dos três senadores Vicentinho Alves e João Ribeiro, ambos do PR, e Kátia Abreu (DEM).

O consultor da Associação, Tadeu Zerbini, fez a apresentação de alguns projetos da entidade para esse ano. Um deles é o prêmio para iniciativas voltadas para as prefeituras. A associação quer lançar ainda uma revista trimestral para divulgar as ações da entidade. A ATM poderá ter ainda uma assessoria internacional com o intuito de fazer intercâmbio entre os prefeitos e outros lugares do mundo.

A entidade tem ainda outros projetos voltados para áreas específicas e programas de ações continuada.

Falando em nome das primeiras-damas do Estado, Cristina Rezende esposa do prefeito Pedro Rezende (PTB) falou sobre o papel das mulheres junto aos gestores. “Nós sabemos, vivenciamos as necessidades básicas humanas”, frisou.

A primeira-dama propôs a criação da associação das primeiras-damas do Tocantins.

O prefeito Joaquim do Posto (PV) defendeu em sua fala o fortalecimento do municipalismo. Direcionado ao governador, o prefeito disse que espera muito do governo com relação aos municípios.

Representando os ex-presidentes da ATM, o senador Vicentinho Alves (PR) fez discurso na solenidade quando ressaltou a história da entidade. “A associação tem papel dos mais importantes principalmente com relação ao governo do Estado e federal”, disse.

O senador disse que no governo Siqueira os prefeitos não sairão mais dos municípios para assinar convênios. Vicentinho pediu que os gestores sensibilizam os deputados para que aprovem o orçamento do Estado. “Não é possível admitir nosso Tocantins já em março sendo o único estado sem orçamento aprovado. Fica aqui o apelo a vocês”, salientou.

Segundo Vicentinho, há resistência dos deputados da oposição em aprovar o orçamento. "Não é o governo que eles estão prejudicando e sim a população", disse.

Participação

O evento contou com a presença de vários prefeitos filiados bem como ex-prefeitos, alguns secretários de Estado e ainda lideranças políticas dos municípios.

Dos federais estiveram presentes, Eduardo Gomes (PSDB), Laurez Moreira (PSB) e Irajá Abreu (DEM). Os deputados estaduais Luana Ribeiro (PR) e José Bonifácio (PR) também estiveram presentes.