Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

UFT recebe primeiros médicos residentes do Estado nesta terçaOs particpantes do primeiro progama de Residência Médica do Tocantins, criado pela UFT, serão recepcionados em solenidade nesta terça-feira (1). O evento será no Campus de Palmas, no auditório do bloco III, às 8h.Os 18 médicos residentes estão matriculados nos cursos de pós-graduação em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Psiquiatria e Ginecologia e Obstetrícia da Instituição oferecidos pela Universidade.

O início das atividades representa uma nova fase na saúde pública do Estado, atendendo uma demanda por médicos que existe em diversas especializades, sobretudo no interior. “Quando o residente faz a especialidade no próprio Estado, é grande a possibilidade da permanência dele na região. Se for para outro estado, poderá não voltar mais”, expica o Segundo presidente da Comissão de Residência Médica da UFT (COREME), professor Leonardo Baldaçara.

O reitor da UFT, Alan Barbiero, reforça essa ideia. “A Residência Médica é o período de consolidação da profissão, devido à especialização. Então esses cursos oferecidos aqui mesmo pela UFT, vão possibilitar a fixação desses novos médicos aqui no Tocantins, e fortalecer o nosso Sistema de Saúde”.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. É um curso de Pós-graduação lato sensu, regulamentado pelo Decreto nº 80.281, de 05/09/77 e pela Lei nº 6932 de 07/07/81, e demais Resoluções emanadas da CNRM/MEC.

No Tocantins, os residentes vão atuar no Hospital Geral de Palmas, no Hospital Dona Regina e no Hospital Infantil – além das Unidades Básicas de Saúde do município e em Unidades de Pronto Atendimento. “A intenção é que esses profissionais, mesmo recebendo formação específica na área que escolheram, estejam aptos a atuar nos diferentes níveis de atenção da Medicina”, explica o coordenador do curso na UFT, professor Itágores Hoffman I.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ UFT