Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Bancada dos Deputados Estaduais de Oposição, composta por doze deputados,apresentou na sessão ordinária desta terça-feira,1°, Requerimento em Regime de Urgência solicitando a publicidade da nota de repúdio às declarações do Governador do Estado do Tocantins e de esclarecimento à opinião pública

De acordo com a Bancada, as declarações do Governador Wilson Siqueira Campos, que estão divulgadas pelos meios sociais de comunicação, estão atribuindo aos deputados manobras escusas para travar a votação de matérias propostas pelo Executivo Estadual.

Veja a nota na íntegra:


“NOTA DE REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DO GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS E DE ESCLARECIMENTO À OPINIÃO PÚBLICA.

A Bancada dos Deputados Estaduais de Oposição, composta por doze deputados, vem a público externar o seu repúdio às infelizes, sucessivas e insensatas declarações do Sr. José Wilson Siqueira Campos, Governador do Estado do Tocantins, amplamente divulgadas pelos meios sociais de comunicação e de grave repercussão, imputando aos seus deputados manobras escusas para travar a votação de matérias propostas pelo Executivo Estadual.

O Sr. Siqueira Campos, político de larga experiência e provecta idade, demonstra, porém, desequilíbrio, falta de tato e pouca ou nenhuma sensibilidade política para os delicados tratos da administração pública. Ao chamar a Bancada de Oposição de grupo de desonestos, corja e outros mais adjetivos pejorativos, num destempero verbal pouco usual nos meios educados, revela, além da descortesia com membros do Poder Legislativo, desrespeito com a vontade popular que os elegeu e os erigiu à condição atual.

É que o Governador tem um passado político gestado e nutrido no seio da ditadura militar, e não tem a cultura da convivência democrática dos contrários. Desconhece o significado dialético da tripartição dos poderes, por isso e por um temperamento explosivo que não consegue conter, nem dissimular, acha-se em dignidade superior, às pessoas, às autoridades e aos outros poderes.

Sua Excelência se nega a curvar-se ao império da vontade popular. Não vê ele os recentes episódios ocorridos no mundo árabe, onde os ditadores estão sendo quase que diariamente depostos. Não há, na atualidade do estado democrático de direito, espaço para ditadores, governantes voluntariosos, movidos apenas pela sua vontade autocrática, que não respeita lei, autoridade ou poder.

A Bancada da Oposição esclarece à opinião pública que é fiel ao povo tocantinense, à Constituição e às leis, e pauta seu comportamento pela ética cristã, com dignidade e serenidade própria de seus membros, e não aceita a pecha de desonesta ou de corja, que repudia veementemente, até porque os sequazes do Sr. Siqueira Campos é que vem assediando sem sucesso desde a eleição da Mesa Diretora da Assembléia os seus deputados com ofertas espúrias de valores e cargos no governo, em troca do voto e de sua consciência.

Basta! Chega de irresponsabilidades e verberações inconseqüentes do Sr. Governador Siqueira Campos. Os doze deputados irão interpelá-lo judicialmente e moverão contra ele processo-crime por injúria, difamação e calúnia.

A Bancada da Oposição reafirma o seu compromisso com o povo tocantinense, e estabelece na Assembléia Legislativa a primeira trincheira da democracia, que barrará as investidas ditatoriais dos governantes de plantão.


Sala das Sessões, ao 01 dia do mês de março de 2011”.


EDUADO DO DERTINS/PPS
Deputado Estadual

SANDOVAL CARDOSO/PMDB
Deputado Estadual

ELI BORGES/PMDB
Deputado Estadual
SARGENTO ARAGÃO/PPS
Deputado Estadual


IDERVAL SILVA/PMDB
Deputado Estadual
SOLANGE DUAILIBE/PT
Deputado Estadual


JOSÉ AUGUSTO/PMDB
Deputado Estadual
STALIN BUCAR/PR
Deputado Estadual


JOSI NUNES/PMDB
Deputado Estadual
VILMAR DO DETRAN/PMDB
Deputado Estadual


MANOEL QUEIROZ/PPS
Deputado Estadual

WANDERLEI BARBOSA/PSB