Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Hemorrede do Tocantins convida a população para doação de sangue nesse período que antecede o carnaval, quando existe uma necessidade de manter o estoque elevado de bolsas, pois a tendência é que ocorra um aumento no número de casos com necessidade de sangue, como os atendimentos de emergência a vítimas de acidentes nos hospitais.

Para estabilizar o estoque de sangue nestes dias de pré-carnaval, o hemocentro nestas duas últimas semanas realizou parcerias com várias instituições para coletas externas e programadas como MV Construtora, Plan Saúde, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e as Igrejas Presbiteriana e Quadrangular de Taquaralto. Além do trabalho realizado nas universidades nas ações de trote solidário como Unitins – Universidade do Tocantins, Católica do Tocantins e Universidade Luterana do Brasil – Ulbra.

Já nesta quarta-feira, 02, acontecerá coleta de sangue no Comando de Batalhão do Exército, e na quinta-feira, 03, a coleta ocorrerá no município de Paraíso. São ações que garantirão um bom estoque de sangue para o caso do aumento da necessidade nas unidades de saúde.

O Hemocentro de Palmas funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 18h e aos sábados das 7h às 11h30, na quadra 301 Norte, Conjunto 01, lote 02 (Próximo ao Detran), ou na Unidade do HGP – Hospital Geral de Palmas.

O Hemocentro alerta ainda aos voluntários para que levem, na hora da doação, um documento de identificação com foto.

Mais informações no telefone 3218-3287.

Seja Doador

Para doar basta ter entre 18 e 60 anos, ter peso superior a 50kg, se homem, ter doado há mais de 60 dias, e se mulher, ter doado há mais de 90 dias, não estar grávida e não estar amamentando. Não ter contraído malária nos últimos seis meses, hepatite após os 10 anos de idade, não ser portador da doença de Chagas, de epilepsia, sífilis e diabetes.

É necessário também não ter comportamento de risco para Aids, como não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos três meses ou usar drogas injetáveis. Evite ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação e alimente-se no mínimo duas horas antes de doar.

Fonte: Assessoria de Imprensa