Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Promover um nivelamento de informações entre condutores ambientais que trabalham nas áreas com potencial turístico dentro do Estado. Essa é a proposta do Curso de Condutores Ambientais Locais do projeto Revelando Tocantins, que acontece entre os dias 13 de março e 07 de abril, no Parque Estadual do Cantão - PEC.

Com carga horária de 290 horas, o curso será dividido em quatro módulos. O primeiro módulo terá uma abordagem focada no meio ambiente e cultura, com 60 horas de duração; o segundo será direcionado para o turismo e a sustentabilidade, com 32 horas; o terceiro traz uma abordagem voltada para o trabalho de monitor ambiental e o quarto para as questões de segurança e uso de equipamentos. Todos os módulos acontecerão dentro do PEC, e contarão com oito visitas técnicas em campo.

Dentre os principais assuntos ministrados durante o curso estão geografia, fauna e flora, noções de Unidades de Conservação, impactos ambientais, legislação ambiental, cultura regional, conceitos básicos de turismo, sustentabilidade, noções de primeiros socorros, noções de prevenção e combate a incêndios, plano de contingência e resgate, entre outros.

O curso também oferecerá aos participantes aulas práticas em trilhas aquáticas e terrestres e a limpeza das mesmas, a parte operacional contará com a participação do técnico Leonardo Cândido.

Ministrado pela turismóloga e interlocutora local da Fundação Assis Châteaubriant, Fátima do Socorro Gomes, o evento contará com a participação de 15 instrutores e 46 alunos que foram selecionados de acordo com o perfil de cada um, sua atuação na atividade turística dentro do âmbito do município, ou que tenha pré-disposição para atuar como monitor ambiental. A seleção foi feita em 23 municípios das regiões turísticas do Estado, sendo selecionadas duas pessoas por município.

Ao final do curso, todos os participantes receberão uma certificação com a chancela do Ministério do Turismo que o tornará apto a desenvolver a atividade de monitor ambiental dentro de sua região. Além disso, também será expedida uma carteira de identificação para que o guia local exerça a atividade.

O projeto Revelando Tocantins – Turismo Consciente, Futuro Sustentável é resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Fundação Assis Châteaubriant, conveniada ao MTur ( Ministério do Turismo), em abril de 2010, com a finalidade de incentivar e aumentar a visibilidade do Estado como destino turístico nacional e internacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Naturatins