Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Estado prepara projeto com objetivo de buscar parcerias para viabilizar exposições agropecuárias e rodeios no Tocantins. As discussões para implementar melhorias no setor já foram iniciadas. Na sexta-feira, 11, o secretário Jaime Café, e o diretor executivo da Seagro, Ruiter Pádua, se reuniram com presidentes e diretores de empresas responsáveis por rodeios. "A ideia é melhorar cada vez mais essas exposições e rodeios que são um mercado potencial e em crescimento no Estado", disse o secretário Jaime Café.

Para ele, as feiras e rodeios são fundamentais na movimentação da economia do Estado, não só o mercado da agricultura e pecuária, mas até mesmo para pequenos comércios varejistas. "A Seagro, como qualquer órgão da estrutura do governo, está atenta para melhorar, valorizar e implementar as boas práticas. Essa é uma determinação do governador Siqueira Campos que estamos seguindo”, complementou. Além dos representantes das empresas, o encontro contou com a presença do diretor da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), Paulo Lima.

O diretor-executivo da Seagro, Ruiter Pádua, informou que o projeto de viabilização e incremento dos eventos prevê ainda participação ativa dos sindicatos rurais. "Os sindicatos, sem dúvida, vão participar ativamente das discussões. Eles são parte fundamental nesse processo. Faremos reuniões para discutir o projeto e chegar ao melhor caminho para que possamos colocar em prática essas ideias", disse Pádua.

Atualmente há contrapartida de R$ 1,5 milhão do Estado para a realização de 40 exposições e rodeios no Tocantins. "Esse número é uma prévia." Ruiter Pádua informou ainda que a Seagro vai buscar orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para discutir os trâmites burocráticos e o melhor caminho para concretização das propostas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seagro