Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria de Habitação do Estado do Tocantins concorre à 13ª edição do Prêmio Selo de Mérito 2011, com o projeto “Valorização dos Quilombolas – Jalapão”, que envolve a construção de moradias por meio do PPI – Programa Prioritário de Intervenção em Favelas - em quatro municípios, na região do Jalapão. O prêmio é oferecido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação com o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano - FNSHDU.

Os municípios são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix e Lizarda. A soma total de moradias construídas por meio desse projeto é de 347 casas. O secretário Igor Avelino está otimista quanto à escolha do projeto tocantinense pela Comissão Julgadora. ”As famílias atendidas, em sua maioria, moravam em casas de adobe cobertas com palha de buriti. Além disso, foram ministrados vários cursos profissionalizantes, de empreendedorismo e cooperativismo para que essas famílias tenham como adquirir renda para o seu sustento”, declarou.

A premiação visa estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas por órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social e regularização fundiária/imobiliária. A finalidade do prêmio é a busca de alternativas inovadoras e auto-sustentáveis que contribuam para o aperfeiçoamento, melhoria e qualidade do ambiente na produção de habitação à população de baixa renda.

Os projetos premiados receberão troféu durante a realização do Fórum Nacional de Habitação a ser realizado no próximo mês de abril, e terão destaque na Revista Brasileira de Habitação, do primeiro semestre do corrente ano.

Economia

A maior fonte de renda desses municípios antes da intervenção do projeto “Valorização dos Quilombolas – Jalapão”, vinha da agricultura de subsistência. Com a aplicação dos cursos de geração de emprego e renda, a melhora foi significativa no sentido de vender os produtos do artesanato e salgados.

Capim Dourado

A produção do artesanato também influenciou no aumento do turismo local, e os cursos fizeram crescer o número de artesãos. Com o aperfeiçoamento e diversificação das peças aumentou a procura do artesanato e o poder de compra dos moradores.

Saúde

Após a aplicação de palestra e cursos na área de saneamento e saúde, os índices de doenças endêmicas foram diminuídos.

Prêmio

A possibilidade de ser premiada com o “Selo de Mérito 2011” e da região ser divulgada para todo Brasil, por meio do projeto “Valorização dos Quilombolas – Jalapão” constitui-se em grande contribuição para o desenvolvimento do turismo, artesanato e da economia local.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sehab