Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Aproveitando a ocasião em que o governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), reuniu todo o secretariado para passar orientações sobre o combate à corrupção e à burocracia, durante esta terça-feira, 15, no Palácio Araguaia, o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, apresentou a todos os presentes o projeto da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit).

Durante a apresentação, o governador elogiou a maneira como tudo está sendo conduzido, principalmente pela amplitude do evento e inovações sugeridas, deixando claro, também, que aprova plenamente o projeto, que será realizado entre os dias 1º e 10 de julho de 2011.

De acordo com o governador Siqueira Campos, no início do mês de abril, o projeto da Flit, fruto de diversas consultas aos mais diversificados setores do Tocantins, do Brasil e até mesmo de embaixadas de outros países, será apresentado à população. Nesta ocasião, serão evidenciados os custos do evento e as parcerias estabelecidas.

Novidades

Dentre as novidades apresentadas por Danilo de Melo durante a reunião, a principal delas foi a maior abrangência do evento, que não se limitará apenas à realização da 7ª edição do Salão do Livro do Tocantins, em uma única tenda. Desta vez, conforme explicou o secretário da Educação, toda a extensão da Praça dos Girassóis será utilizada, comportando 15 diferentes espaços espalhados por ela, que deve receber um público de aproximadamente 500 mil pessoas.

Com o objetivo de “ampliar os acessos da população aos bens culturais e sociais”, além de “consolidar a política de incentivo à leitura, de produção literária e cultural no Tocantins” e “promover a Flit no calendário nacional de eventos culturais e literários”, conforme consta no próprio projeto, o evento contará com cerca de 280 eventos simultâneos.

Para que isto se torne possível, serão organizados os seguintes espaços na Praça: 7º Salão do Livro; Auditório; Estação Juventude; Estação Criança; Estação Cordel; Estação Multicultural; Cinema; Feira Gastronômica; Circo; Sebo; Parque de Diversões; Festival Folguedos; Estações Temáticas; Concha Acústica; e Oficinas.

Fonte: Ascom Seduc