Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A produção de arroz no Tocantins é fortalecida com uma variedade apropriada para o plantio irrigado. A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Agrário, participa do Dia de Campo para demonstração dessa variedade, a BRS Tropical. O evento acontece, nesta terça-feira, 22, na fazenda dona Carolina, município de Lagoa da Confusão, sudoeste do Estado.

O Dia de Campo tem como objetivo demonstrar as qualidades agronômicas do grão, com seu potencial culinário e como semente para o plantio irrigado. Segundo a Diretoria de Desenvolvimento Agrário, a cultivar BRS Tropical é uma qualidade superior comprovada na qualidade de grãos e menor susceptibilidade a doenças.

A produtividade média de grãos da BRS TORPICAAL nos 60 ensaios analisados foi de 6.902 kg por hectare. O grão se destaca pela resistência a doenças como a brusone e pela excelência na qualidade dos grãos translúcidos e com percentual de inteiros superior a 62%, soltos e macios quando cozido.

A BRS TROPICAL é uma cultivar desenvolvida pela Embrapa Arroz Feijão de Goiás. Além da Seagro e a Embrapa, participam também do evento o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Unitins Agro e prefeitura municipal de Lagoa da Confusão.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seagro