Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A senadora Kátia Abreu (DEM) pretende entrar na disputa pela presidência da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado, onde foi a primeira mulher a ocupar o cargo.

Atualmente na presidência da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária a senadora terá um embate direto com o atual presidente Júnior Marzola que era seu aliado.Kátia estima ter apoio de 80% dos sindicatos. A senadora tem o apoio do governo e mesmo antes de confirmar sua pretensão contou com a declaração de apoio do secretário de Agricultura, Jaime Café.

Marzola afirmou ao Conexão Tocantins que dos 30 sindicatos aptos a votarem na eleição da entidade, 25 já se manifestaram a favor de sua candidatura à reeleição. “Temos um grupo e de 30, 25 já se manifestaram para que eu seja o candidato. Essa candidatura não é por desejo pessoal mas sim classista”, salientou.

O atual presidente disse ainda que quer ser o candidato do consenso e que vai divulgar sua possível candidatura na hora certa.

Nesse sentido ele analisou como “prematura” a colocação da senadora como pré-candidata. "Para ela ter esse tanto de apoio só se ultrpassar a fronteira do Tocantins com o Pará", frisou.

Eleição

O presidente tem até 10 de abril para convocar as eleições. Logo depois serão abertas as inscrições de chapas e a eleição pode acontecer até dia 30 de maio, segundo o presidente.

A Faet informou ainda que é preciso verificar quantos sindicatos estão aptos a participarem da eleição. Atualmente são 30.

Questões políticas

Kátia e Marzola embora estejam no mesmo partido representam duas forças distintas junto aos sindicatos. Na eleição do ano passado, Marzola levou mais de 30 sindicatos para apoiar a candidatura do ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) que foi derrotado por Siqueira Campos (PSDB).

Marzola disse não ter conhecimento de nenhuma insatisfação em razão do apoio na eleição. No entanto há informações de que a senadora começa a se fortalecer junto aos presidentes de sindicatos que ficaram insatisfeitos com o envolvimento da entidade em questões políticas.