Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As Secretarias Estaduais de Trabalho e Assistência Social (Setas) e das Oportunidades, dirigidas respectivamente pelos gestores, Agimiro Costa e Omar Henneman, realizaram por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Araguaina palestras do Projeto “Caminhos do Emprego”.

O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 24, em Araguaína no auditório da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO) e contou com a presença de 400 trabalhadores com a presença de várias autoridades, entre elas, o presidente da Câmara Municipal de Araguaína, Elenil da Penha (PMDB) e os vereadores, Divino Bethânia (PP), Jorge Frederico (PMDB), Terezona (PR) e o soldado Alcivan (PP). O prefeito da cidade de Babaçulândia, Alcides Filho (PR) também marcou presença no evento.

Palestras

Foram ministradas duas palestras direcionadas a pessoas interessadas em orientação profissional e busca de capacitação para entrar no mercado de trabalho. “Dicas de Sucesso na Entrevista de Emprego", foi apresentada pelo palestrante A’Erossaytt Gomes e posteriormente "Pessoas de Resultados", que foi ministrada pelo secretário das Oportunidades, Omar Henneman. O público presente lotou o auditório da Faculdade e permaneceram atentos às explanações dos palestrantes que de forma dinâmica e descontraída prenderam a atenção dos expectadores.

Henneman explicou que a Secretaria das Oportunidades tem papel fundamental na articulação entre as secretarias de Governo do Estado. “Tive o privilégio de ser convidado pelo governador Siqueira Campos para comandar essa Secretaria que vai atuar na transversalidade, para gerar oportunidades e enxergar projetos para atender a quem quer e precisa”.

Sobre essa parceria, o secretário explica que consiste na disponibilidade de cursos de capacitação profissional de forma gratuita para quem não tem recursos financeiros suficientes para investir em sua capacitação. “É exatamente aí que entra o Governo nessa jogada, porque os trabalhadores precisam de incentivo e de cursos gratuitos é claro em parceria com as empresas e indústrias, nosso papel é facilitar a relação entre empregado e empregador”.

Já o secretário Agimiro Costa da Setas, justificou que a decisão de se realizar esses eventos, partiu do levantamento de dados da oferta de trabalho e da quantidade de pessoas que procuram os Sine’s no Estado, destacando ainda que cerca de 36% das vagas oferecidas não foram preenchidas em 2010. “ Essas palestras buscam basicamente ouvir esses trabalhadoress que estão em busca de oportunidade, por isso que elaboramos e aplicamos um questionário para identificar os seus interesses e dificuldades na hora de procurar um emprego e junto com este questionário nós estamos orientando as pessoas na motivação pessoal e tomada de decisões profissionais”, finalizou Agimiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Setas