Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

O governador Siqueira Campos lançou o Programa Nacional de Iluminação Eficiente – Reluz na noite desta sexta-feira, dia 25, em Porto Nacional em solenidade na Câmara Municipal, onde também assinou a ordem de serviço para pavimentação da TO-030, que liga os municípios de Novo Acordo a São Félix do Tocantins, um trecho com 66,56 quilômetros.

O Reluz é um programa financiado pelo Governo Federal com o intuito de melhorar e padronizar a iluminação pública nos municípios e ainda gerar uma economia de até 40% no consumo de energia.

No Tocantins, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade de pagar o financiamento de, aproximadamente, R$ 82,5 milhões a fim de garantir a execução do programa nos 139 municípios tocantinenses. Assim, em todo o Estado haverá troca de 116 mil 704 luminárias e implantação de 37 mil e 077 novos pontos de luz.

Em Porto Nacional a iluminação será renovada com 7.100 pontos de luz, somando as substituições e implantações de pontos. Sobre a importância do programa deputado Toinho Andrade (DEM) calculou que o mesmo vai gerar uma economia de R$ 183 milhões por ano com o consumo de energia.

A prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins (PDT) agradeceu ao governador dizendo que a economia gerada em seu município com consumo da energia já tem destino certo, que são mais investimentos na saúde e educação. Ela disse ainda que as luminárias substituídas serão reutilizadas em outros pontos da cidades que estão carentes de iluminação pública. “E assim, toda a nossa cidade será iluminada”, comemorou a prefeita.

Nova ponte

O governador anunciou que vai construir uma nova ponte sobre o Lago em Porto Nacional. “Essa decisão já foi tomada, agora começa o processo em busca de recursos para construção dessa nova ponte”, garantiu Siqueira, acrescentando que o governo tem muitos outros projetos, a exemplo da TO-030, e que vai realizar todos.

Fonte: Secom