Campo

Cerca de 80 pessoas participaram, no dia 26 de março, da palestra ministrada pelo supervisor técnico da área vegetal da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária, Marley Camilo de Oliveira, sobre “Doenças da Cultura da Banana no Estado”, durante o I Dia de Campo da Banana, que ocorreu na Associação Água Viva I, em Santa Maria do Tocantins, região Nordeste do Estado.

O evento foi organizado pela Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, que pretende implantar na região o Sistema integrado da bananicultura.

Segundo Oliveira, atualmente a produção da cultura na região atende ao mercado interno e aos produtores rurais que querem expandir a comercialização do fruto para outras unidades da federação. “Repassamos informações sobre a contenção de pragas e adequações ao Sistema de Mitigação de Risco da Sigatoka Negra para os interessados em comercializar o fruto para outros Estados”, ressaltou referindo-se as normas e exigências previstas na legislação estadual.

Ainda segundo Oliveira, a palestra foi oportuna já que os produtores puderam adquirir esclarecimentos sobre a praga e o processo de comercialização do fruto dentro do Sistema da Bananicultura, preconizado pelo Programa Oficial da Sigatoka Negra do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Produção

O Tocantins, em 2009, produziu 25.648 toneladas de bananas em 4.434 hectares em todo o Estado. Em 2010 a produção alcançou 25.651 toneladas do fruto em 4.532 hectares de área plantada.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec