Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nesta sexta-feira, 1º de abril, a partir das 8 horas, acontece o I Dia de Campo do Abacaxi, no Assentamento União, município de Miracema do Tocantins, região central do Estado. O evento é uma realização da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), produtores de abacaxi e parceiros voltados para a produção de frutas no Tocantins.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, o dia de campo é importante para fortalecer a cadeia produtiva do abacaxi. “A safra deste ano está apresentando bons rendimentos na qualidade e produção dos frutos. Com esse evento queremos mobilizar a categoria para desenvolver a cadeia produtiva e melhorar a comercialização, uma vez que o preço do abacaxi está em alta”, enfatizou.

No dia de campo serão apresentadas as normas técnicas de padronização de mudas de abacaxi para o Estado, modelos de produção e comercialização da fruta no Tocantins e para outros Estados. As atividades do evento acontecerão em etapas, iniciando com o tema “Escolha da área para o plantio, mudas e métodos de plantio”. Em seguida serão abordados os tratos culturais, mostrando o sistema de produção integrada.

A iniciativa faz parte da condução do projeto "Produção Integrada do Abacaxi no Tocantins", coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura em parceria com a Seagro. De acordo com a coordenadoria da Embrapa, esse projeto já desenvolveu tecnologias sustentáveis de produção desta fruteira e está servindo de modelo para outros estados produtores. Vasconcelos.

Programação

Na programação constam ainda palestras voltadas para a colheita da fruta; aproveitamento dos restos culturais para a alimentação de bovinos e modelo de comercialização da fruta. E por último, os técnicos mostram como funcionam as Normas Técnicas de Padronização de Mudas de Abacaxi para o Estado do Tocantins.

Participam do evento, o governo do Estado, por meio da Seagro,( suas vinculadas Adapec, Ruraltins), o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, OCB – Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins, a empresa de agronegócios Terra Fértil e a prefeitura municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seagro