Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro), por meio da Subsecretaria de Aquicultura e Pesca, em parceria com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), participará da criação do consórcio intermunicipal de gestão compartilhada do lago, formado pela usinas Peixe Angical e São Salvador. O consórcio será constituído nesta sexta-feira, 1º, no auditório da Câmara Municipal de Peixe, região Sul do Estado.

A iniciativa contempla os produtores atingidos pelas barragens formadas pela criação do lago Peixe Angical e São Salvador, nos municípios de São Salvador, Paranã e Peixe. A expectativa é organizar e articular ações de melhorias para estas famílias. Uma das ações em estudo é a implantação do Projeto Piratins, para criação de peixe em tanque-rede, possibilitando a geração de emprego e renda para os produtores da região.

Segundo a Diretora de Pesca e Aquicultura da Seagro, Maria do Carmo, a criação do consórcio possibilitará o fortalecimento das parcerias entre o poder público, os ribeirinhos e as concessionárias Enerpeixe e Tractebel. “A expectativa é unir forças para implantar projetos de compensação social, visando a melhoria das condições de vida dessas comunidades”, afirmou a diretora.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seagro