Saúde

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza mutirão de combate a dengue na quadra 307 Norte, nesta sexta-feira, dia 1º de abril, a partir das 08 horas. O mutirão ocorre em parceria com alunos da Escola Estadual Vila União e equipe da Unidade de Saúde da Família(USF) da quadra.

Os alunos distribuirão sacos de lixo aos moradores e supervisionados por agentes de combate a endemias vão orientar comunidade quanto às ações preventivas. “Nossas equipes se subdividirão para supervisionar os alunos, na identificação de criadouros dos mosquitos”, explica José Benedito de Oliveira, supervisor geral de Endemias da Região Norte.

O índice de infestação predial (IIP) da quadra é de 4.4%, percentual considerado alto pelo Ministério da Saúde (MS). “Nossos agentes realizam visitas periódicas ao setor, eliminando criadouros, focos e orientando os moradores mas, a maioria não tem feito o dever de casa, após as chuvas”, lamenta Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas.

Medidas Preventivas

Segundo Cláudio Gilberto Garcia, diretor de Vigilância em Saúde, existem algumas medidas importantes que podem dificultar a reprodução do mosquito da dengue como por exemplo observar se há recipientes ou outros objetos que acumulem água no quintal; verificar vedação de caixas d'água e ralos de escoamento de água, manter a tampa do vaso sanitário fechada, dentre outras.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebe denúncias da população sobre imóveis fechados, que tenham focos de mosquitos da dengue pelo telefone 3218-5087. A remoção destes criadouros é feita através do ingresso forçado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus