Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Alessandro Carvalho

Uma moção de apoio à criação de um conselho político para assessorar e orientar a direção do partido, proposta pelo governador de Goiás, Marconi Perillo, foi aprovada neste sábado, 2 de abril, pelos oito governadores do PSDB, reunidos em Belo Horizonte-MG.

O conselho será composto pelos governadores tucanos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-governador de Sâo Paulo, José Serra, o senador Aécio Neves, representando o Senado, e um representante dos deputados federais. Os tucanos discutiram também os rumos que o partido deve tomar como líder da oposição em nível nacional, no sentido de promover discussão interna, formar militância e encontrar soluções para as desigualdades sociais.

Em seu pronunciamento, o governador Siqueira Campos defendeu uma ação mais intensa do partido, que permita abrir discussões com a sociedade organizada e com as bases políticas. Siqueira defendeu também as reformas política e tributária, que venham fortalecer Estados e Municípios. O governador do Tocantins apresentou dados que demonstram o crescimento da carga tributária em 64 % nos últimos sete governos federais. "Houve uma subtração da sociedade, a título de aumento da carga tributária, 185 bilhões de reais por ano, ou seja, em dez anos o governo federal, principalmente, subtraiu da sociedade brasileira1,85 trilhão de reais", disse Siqueira.

Para o governador, o crescimento da carga tributária brasileira perdurará enquanto não houver uma reforma tributária, “porque o atual modelo faz com que a arrecadação sempre cresça mais do que a evolução do PIB. ” Na opinião de Siqueira Campos, a excessiva carga tributária é hoje um dos principais obstáculos do crescimento da economia. Em contrapartida, ao longo dos últimos 15 anos, houve uma redução nas receitas compartilhadas com Estados e Municípios. "Em 1996, 52% das receitas arrecadas pela União eram compartilhadas com Estados e Municípios, reduzindo para 44,8% em 2010. Isto representa uma perda de 16% das receitas compartilhadas", afirma. O resultado é que Estados e Municípios estão cada vez mais dependentes do Governo Federal.

Na parte da tarde, houve uma palestra do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sobre os avanços das políticas de Segurança Pública naquele Estado, e também do governador anfitrião, Antônio Anastasia, sobre a Educação em Minas Gerais.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secom