Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Mais de 10 mil alunos da rede estadual de ensino participam nesta terça-feira, 5, da aplicação da Provinha Brasil. Serão 341 escolas envolvidas. “Em 2010 nós tivemos uma ótima participação. Esse ano o diferencial é que na segunda fase haverá também uma prova de matemática”, explica o coordenador de avaliação e acompanhamento do Ensino e suas Modalidades da Seduc, Robson Vila Nova Lopes.

“Nas escolas os alunos estão preparados para esta avaliação”, é o que garante a professora da Escola Estadual Manoel Messias, que fica na cidade de Miracema do Tocantins, Zoura Pires Ribeiro, que inclusive tem desenvolvido atividades de reforço, de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

Fonte: Ascom Seduc