Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e secretário municipal da Educação de Castro (Paraná), Carlos Eduardo Sanches, afirmou durante a abertura do VI Fórum Estadual da Undime-TO, ocorrida na noite desta última terça-feira, 5, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), em Palmas, que, “em nenhum lugar do País há a vigência de um regime tão efetivo de colaboração entre o Estado e os municípios a favor da Educação quanto o praticado no Tocantins”.

Durante o evento marcaram presença secretários municipais e estaduais da Educação, professores, prefeitos tocantinenses, gestores de escolas, além de representações de sindicatos e conselhos educacionais e de instituições de ensino superior.

De acordo com Carlos Sanches, que compôs a mesa de honra juntamente com o secretário da Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, da presidente da Undime-TO, Odaléa Sarmento, e de outros representantes de diferentes segmentos educacionais, a proximidade que o governo do Estado oferece aos gestores municipais da Educação tocantinense ser tornará referência a ser copiada nacionalmente em um curto prazo de tempo.

“Apesar de ser um Estado novo, o Tocantins, com este modelo extraordinário de política pública pela Educação que está sendo aplicado aqui, certamente, já serve de exemplo positivo para todo o Brasil. No máximo em um ano, acredito, esta prática democrática de diálogo igualitário entre Estado e municípios em busca de ações e resoluções conjuntas para o sistema educacional será copiado por outros estados brasileiros”, disse o presidente nacional da Undime.

Conforme explicou o secretário Danilo de Melo, a postura do governador Siqueira Campos a favor da Educação, a considerando uma das prioridades de governo, e o comprometimento dos municípios em melhorá-la são agentes facilitadores para o bom andamento do regime de colaboração existente entre ambas as instâncias públicas.

Segundo o secretário, o governador Siqueira Campos considera que não é possível fazer com que a Educação estadual cresça desvinculada da municipal, sem o crescimento desta também. “Ele até afirma que o avanço na Educação do País só começa a partir dos próprios municípios, do aprimoramento do ensino das crianças da primeira infância, que é o público a quem eles se dedicam. Esta temática envolve todos nós, por isto, somos parceiros dos dirigentes municipais da Educação, que procuram dialogar, apresentar propostas. O governo busca apenas dar o suporte necessário a eles, sem oferecer dificuldades ou ônus, já que o governador é sensível a esta causa e quer fazer do Tocantins um estado nota 10 em Educação”, declarou o secretário da educação Danilo de Melo.

Diálogo sem barreiras

Para a secretária municipal da Educação e Cultura de Pedro Afonso, Alba Maria Brito Cardoso, a facilidade de se ter acesso ao diálogo direto com o governo, por meio da Seduc, tem sido uma fórmula bastante bem-sucedida em todo o Estado. “Esta parceria entre o Estado e os municípios vem sendo muito bem trabalhada pelo secretário Danilo de Melo, que busca intensificá-la, fortalecendo as ações conjuntas. Termos a chance de nos expressarmos sem barreiras, de apresentarmos nossas propostas e demandas, está sendo essencial para o estabelecimento de boas políticas públicas voltada à Educação de todo o Tocantins”, destaca Alba Cardoso.

VI Fórum Estadual da Undime-TO

Segundo a organização do evento, o Fórum, que tem como tema “Plano Municipal de Educação (PME): Metas e Desafios”, possui os seguintes objetivos prioritários a serem discutidos: “promover a reflexão de temas relativos ao contexto educacional; a busca da excelência dos serviços educacionais através das pessoas; políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA); Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na carreira Docente; qualidade na Educação Infantil (Desafios e Perspectivas); as configurações políticas do Plano de Ações Articuladas (PAR); e a composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).”

O evento, iniciado na noite desta terça-feira, 5, se estende até o próximo dia 7. Nestes dois dias restantes, a programação, que envolve palestras, mesas redondas para discussões e apresentações, dentre outras atividades, vão ocorrer das 8 às 18 horas, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

Fonte: Ascom Seduc