Polí­tica

Foto: Portal CT

O Partido Social democrático idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e ainda pela senadora Kátia Abreu foi lançado no Tocantins na manhã deste sábado 9, no auditório da Assembleia Legislativa.

Chegaram ao local junto com o prefeito, o governador Siqueira Campos (PSDB) e ainda os deputados federais César Halum (PPS) Irajá Abreu (DEM) que vão se filiar à nova legenda além de deputados estaduais aliados do grupo do governador no Estado. Siqueira deixou o local do evento logo após o pronuciamento da senadora Kátia Abreu.

Halum frisou que ainda não conversou com a direção regional do PPS. O deputado Toinho Andrade (DEM) e ainda o vereador Valdemar Júnior, presentes no evento, também já anunciaram a adesão.

O presidente metropolitano do Democratas, Lutero Fonseca salientou ao Conexão Tocantins que cerca de 90% dos membros da legenda em Palmas vão aderir ao novo partido.

Kassab deve registrar o partido na próxima semana em Brasília, segundo afirmou. O prefeito exaltou ainda as lideranças do Estado que estão aderindo à legenda no Tocantins. “São pessoas de caráter”, frisou.

O prefeito afirmou ainda que o partido terá como pilares a educação e a Saúde. O partido precisa de 500 mil assinaturas para a criação de fato o que poderá levar tempo.

No entanto, Kassab salientou que o partido já está pronto devido às adesões que está recebendo antes mesmo de ser oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O partido será independente segundo o Kassab que disse ver de maneira positiva o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) até o momento.

Podem se filiar

Presentes no evento e que também devem se filiar ao novo partido estavam algumas lideranças do interior e ainda vereadores como José Hermes Damaso (PDT) de Palmas que afirmou a Conexão Tocantins que pode também se filiar ao partido.

De Gurupi, lideranças como Goiaciara Cruz também devem aderir na nova legenda.

Lideranças de Brasilândia, Centenário, Praia Norte, Xambioá, Araguaçu e outros municípios também anunciaram adesão.Com relação à adesão da deputada Solange Duailibe (PT) ainda faltam conversações e ajustes para confirmar a ida da parlamentar.

Em seu pronunciamento a senadora Kátia Abreu (DEM) agradeceu o apoio do governador Siqueira Campos (PSDB) em seu pronunciamento no lançamento do PSD em Palmas.

Kátia saudou as lideranças presentes no evento principalmente as lideranças ligadas ao setor rural. A senadora leu um material que chamou de "credo político" onde ressaltou como uma de suas principais bandeiras a democracia. "Deus no céu e a democracia na terra", frisou.