Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dezenove mulheres dos municípios de Pedro Afonso e Santa Maria do Tocantins que buscavam um trabalho ou uma complementação para a renda familiar participaram de 4 a 9 de abril, do Curso de Formação Cooperativista - Pintura em Tecido. A capacitação aconteceu na sede da Cooperfruto, em Santa Maria do Tocantins, e foi uma iniciativa do Núcleo Feminino da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, com sede em Pedro Afonso, em parceria com a OCB/Sescoop – Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins/Serviço Nacional da Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins.

No curso, a técnica do Ruraltins, Hermina Martins Pereira, repassou diversas técnicas de pintura em tecidos para cooperadas, esposas e filhas de cooperados da Coapa e da Cooperfruto.

Para algumas delas, esta oportunidade pode se transformar em uma ótima fonte de renda. “O curso foi muito proveitoso, pois não sabia pintar em tecido. Acredito que agora teremos uma nova opção para ganhar dinheiro e aumentar minha renda”, disse a estudante Patrícia Vieira de Sousa, que faz parte do Núcleo Feminino da Cooperfruto.

Já a integrante do Núcleo Feminino da Coapa, Janete de Lurdes Berwald, disse que utilizará as técnicas aprendidas no curso para pintar sacolas ecológicas. “Temos que praticar, não podemos somente fazer por fazer, pois com este curso podemos complementar a renda de nossas famílias. Também vamos repassar o que aprendemos às demais mulheres da Coapa”, lembrou Lurdes.

O encerramento do curso aconteceu neste sábado, 9, com uma festa de confraternização e entrega de certificados de conclusão.

Núcleo Feminino

O Núcleo Feminino da Coapa, supervisionado pela OCB/SESCOOP, foi criado em 30 de junho de 2010. Formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, é um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa destinado às mulheres expressarem suas opiniões, além de ser um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.

O núcleo faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS) e é acompanhado pela agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Taise Ferreira da Cruz, e a coordenação geral fica a cargo da técnica do SESCOOP/TO, Fabrícia Cyrillo.

As reuniões acontecem toda primeira sexta-feira de cada mês, das 19 às 20h. Já foram realizadas seis reuniões desde sua implantação.

Novas ações estão sendo planejadas, entre elas, a realização de cursos de cultivo de hortaliças e de confecção de sacolas ecológicas.

Fonte: Assessoria de imprensa