Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador João Ribeiro (PR), ao lado do vice-governador João Oliveira (DEM), do prefeito Padre Milton (PT), do deputado federal Lázaro Botelho (PP), dos deputados estaduais Stalin Bucar (PR), Osires Damaso (DEM) e Amália Santana (PT), esteve na manhã desta segunda-feira, 11, na cidade de Guaraí prestigiando as comemorações dos 41 anos de emancipação política e administrativa do município, localizado a 173 quilômetros a capital. O evento foi ainda prestigiado por mais de 20 prefeitos da região central do Tocantins, dentre eles o presidente da Associação Tocantinense dos Municípios, Manoel Silvino, administrador da cidade de Tocantinía.

Na oportunidade foi lançado o Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes (Reluz), recurso concedido pelo Governo Federal pela bancada federal do Tocantins no ano passado junto ao ministro Edison Lobão.

O grande momento da solenidade foi o lançamento das obras da travessia urbana de Guaraí, obra sob o comando do DNIT, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, e que no Tocantins têm à frente o superintendente Amauri de Sousa Lima. Além da recuperação da pavimentação, duplicação das vias e reurbanização, serão executados serviços preventivos, como limpeza de bueiros, recomposição dos dispositivos de drenagem e sinalização horizontal, visando melhorar as condições de trafego e segurança. Os recursos para essas obras de recuperação e revitalização da travessia urbana da BR-153 foram conseguidos pelo senador João Ribeiro. O total da obra ultrapassa a casa dos R$ 12,82 milhões, e já foram empenhados R$ 4,25 milhões.

História do município


O município de Guaraí teve sua origem no povoado Guará, que cresceu impulsionado pela construção da BR-153. Com o avanço da rodovia Belém-Brasília, o povoado tornou-se sede com a transferência de Tupirama, por meio da Lei Estadual Nº 1.177 de 5 de fevereiro de 1968.
A mudança de local aconteceu em 11 de abril de 1970 e a cidade foi batizada com o nome de Guaraí que significa "lobo pequeno", pelo governador Siqueira Campos que acrescentou o i no nome do município.

Fonte: Assessoria de imprensa do senador