Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Promover a cultura da paz no trânsito, por meio de ações que previnam acidentes. Este é um dos objetivos do Projeto Vida no Trânsito, que será lançará o “Plano de Ações Integradas”, nesta quinta-feira, dia 14, às 14 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Palmas é uma das cinco Capitais do Brasil escolhidas para a implantação do Projeto, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde (MS) e parceiros, e a primeira a lançar o Plano de Ações Integradas. Além de Palmas, o Projeto será desenvolvido em Terezina, Belo Horizonte, Campo Grande e Curitiba.

O Vida no Trânsito tem como principal objetivo a prevenção de acidentes graves e mortes, causadas por acidentes de trânsito e visa reduzir, em pelo menos 10%, o número de óbitos por acidentes de trânsito, a cada ano, na Capital.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Antônio Joaquim Benvindo, as ações e a infraestrutura já existente em Palmas propiciaram a escolha da cidade para receber o projeto, em razão de Palmas já ter um Conselho Municipal de Trânsito, um Comitê de Planejamento e Execução e o Projeto de Redução de Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, com parcerias intersetoriais comprometidas com a prevenção de acidentes. “É preciso destacar também, que um dos critérios que levou Palmas a ser beneficiada com o Projeto Vida no Trânsito não foi sua infraestrutura e programas capazes de executar as ações propostas pela Opas”, afirmou Benvindo.

Integração do Sistema de Monitoramento

De acordo com o secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha, estão integrados, os relatórios de atendimento a vítimas de acidentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); do Corpo de Bombeiros; do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), da Secretaria da Saúde de Palmas; do Sistema Integrado de Operações Policiais (SIOP), da Polícia Militar do Estado (PM); e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO). “Essa integração de informações formam um importante e completo banco de dados que vai subsidiar as ações de prevenção de acidentes de trânsito na Capital” - enfatiza Bonilha.

O Projeto Vida no Trânsito reúne esforços da Comissão Interministerial, entre eles, o Ministério da Saúde, das Cidades, Casa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Palmas, Governo do Tocantins, Organização Pan-Americana de Saúde; Organização Mundial de Saúde, Fundação Bloomberg Philanthropies; Universidade John Hopkins ; Global Road Safety Partnership, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,DETRAN, SAMU, UMA – UFT e CDL.

Fonte: Ascop