Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o objetivo de conhecer mais sobre as opções e tendências mundiais no segmento alimentício, um grupo de 12 empresários participa de 13 a 15/04, da MinasPão 2011, em Belo Horizonte/MG. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae/TO e Sindicato das Indústrias de Alimentos.

As empresas que visitam a feira fazem parte do projeto Panificação em Palmas, desenvolvido pelo Sebrae no Tocantins. O analista técnico da instituição, Rogério Maracaípe, conta que a missão tem como finalidade viabilizar a aquisição de conhecimento em novas tecnologias e matérias-primas, estabelecer contato com novos fornecedores e a troca de informações entre os empresários do grupo.

Os empresários terão a oportunidade de participar de clínicas tecnológicas com temas que abordarão assuntos como processos internos, tecnologias para congelamento, como reduzir perdas e falhas para aumentar lucratividade, ampliação dos serviços em panificação, entre outros.

Eles participarão, ainda, dos encontros promovidos pelo Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan), sendo eles o 7º Encontro Nacional das Padarias do Propan (dia 14/04) e apresentações dos Casos de Sucesso das empresas premiadas e o 4º Encontro Técnico Propan (dia 15).

MinasPão

Realizada há 12 anos ininterruptos, a MinasPão se firmou como um dos mais importantes eventos da área alimentícia no Brasil. Seus resultados são cada vez melhores, tanto para o expositor quanto para os visitantes. Cunhada no slogan “uma feira de conhecimento e resultados”, a MinasPão é um evento de grande prestígio nacional, indutor de novas técnicas de lançamento e de tendências que se refletem em todos os estados, gerando mais informação especializada e maior experiência aos participantes. Este ano, a feira está integrada com a rápida transformação da panificação, com as mudanças de comportamento e a preferência dos consumidores, hoje mais exigentes.

Perfil do setor de panificação

Um dos maiores segmentos industriais do Brasil, a panificação participa em todo o Brasil com 36,2% na indústria de produtos alimentares e com 7% na indústria de transformação. São Paulo é o estado que concentra o maior número de padarias (12.764), seguido pelo Rio de Janeiro (7,4 mil), Rio Grande do Sul (6.058) e Minas Gerais (5.455). O estado com o menor número de empresas de panificação é Roraima (91).

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sebrae

Tags: MinasPão, Sebrae