Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A produção de arroz no Tocantins recebe novas variedades através do Programa de Melhoramento Genético da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) e agricultores participam do lançamento das novas variedades. As linhagens serão apresentadas a produtores da região do Vale Araguaia nessa quinta-feira, 14. A reunião com agricultores de arroz irrigado será a partir das 8h30, no auditório da Coperjava – Cooperativa dos Produtores de Arroz Irrigado do Vale do Araguaia, em Formoso do Araguaia.

Na reunião dos agricultores conhecem as novas variedades com alto padrão de qualidade e produtividade. Além de conhecer o potencial culinário e as qualidades agronômicas do arroz irrigado. Os técnicos apresentam também aos produtores a oportunidade de opinar e avaliar o desempenho de linhagens “elite”, com qualidade de grãos, alto potencial produtivo e menor susceptibilidade a doenças.

Os produtores conhecerão a qualidade de grãos, metodologia de avaliação e apresentação do Programa de Melhoramento. O evento será encerrado com a visita dos produtores a área de plantio irrigado.

Os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium, Cristalândia e Dueré compõem o Vale do Araguaia.

Participam do evento representantes do governo do Estado por meio da Seagro, Embrapa, Unitins Agro, Prefeitura de Formoso do Araguaia e Fazenda Dois Rios.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seagro