Economia

Foto: Fernando Campos

O representante do Grupo Umuarama, José Paranaíba de Moura, e o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos, firmaram na tarde de quinta-feira, 14, no Palácio Araguaia, parceria público-privada para reativar a ZPE de Araguaina. Roberto Magno Martins Pires, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto, participou da reunião já que a parceria contará com o apoio institucional da Federação. O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação – ZPE’s, Helson Cavalcante Braga e o secretário da Indústria Comércio e Turismo, Ernani Soares Siqueira também participaram como apoiadores da parceria.

O apoio do Sistema Fieto será como mobilizador e sensibilizador dos empresários quanto às vantagens da reativação da ZPE Tocantins. “A Fieto é parceira da ZPE, queremos vê-la funcionando, pois entendemos que o momento é bastante favorável não só para o Estado, mas em todo país. Vamos discutir com o governo as condições de funcionamento das indústrias e fazer um trabalho de sensibilização de empresários, mostrando as vantagens de reativar essa área”, explica o presidente do Sistema Fieto, Roberto Pires.

Segundo o presidente da ABRAZPE, Helson Cavalcante, a área dá segurança jurídica para investimentos nacionais e estrangeiros. “A ZPE é desenhada para estimular a exportação de produtos industrializados e, para isso, ela oferece um pacote de incentivos de natureza fiscal, cambial e procedimentos administrativos simplificados, válidos por vinte anos e prorrogáveis por iguais períodos”, elenca.

Em entrevista, o governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos disse que a ZPE irá colocar os produtos tocantinenses no mercado asiático e irá integrar o mercado através das plataformas da Ferrovia Norte-Sul e hidrovias. “Tenho segurança de que a ZPE Araguaina será capaz de duplicar o PIB do Tocantins, gerar centenas de novos empregos e atrair empresários de todas as partes do mundo, aos quais vamos dar todos os incentivos possíveis. Vamos colocar os nossos produtos no mundo e, particularmente, em contato com o mercado asiático. Hoje converso com os homens mais importantes para alavancar esse projeto e fazer funcionar a nossa Zona”.

Siqueira disse ainda que a ativação da ZPE Araguaina é almejada desde os primeiros anos do Tocantins. “Precisamos ter postura estratégica e visão de futuro. Logo que construí, muita gente não acreditava no funcionamento da ZPE de Araguaina. Infelizmente na época, ela [ZPE] não foi ativada por empecilhos criados no governo federal. Com o bom senso da atual presidente, Dilma Rousseff (PT), creio que agora o Tocantins dará um passo enorme”, comemora o governador.

ZPE

A ZPE é uma área destinada à instalação de indústrias, cujo objetivo gira em torno do estímulo para exportação de produtos industrializados. Nesta área, as empresas recebem benefícios fiscais do Governo Federal devendo exportar 80% da produção com isenção de tributações federais. Os outros 20% podem ser comercializados internamente com a devida cobrança de tributos. A ZPE Tocantins possui uma Companhia Administradora, na qual o Grupo Umuarama é sócio majoritário.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto