Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com a finalidade de identificar o público interessado em participar do projeto de criação de peixe em taque rede, os técnicos da Seagro- Secretaria da Agricultura, da Pecuária, do Desenvolvimento Agrário, por meio da Subsecretaria de Pesca e Aquicultura se reunirão com os assentados do Projeto Mata. O encontro acontece nesta segunda-feira, 18, às 9 horas, em Araguacema.

A proposta da Seagro e do Sebrae é instalar o projeto em uma barragem localizada próxima ao assentamento. Durante a reunião os interessados serão orientados sobre as etapas de implantação do tanque rede e o curso de capacitação para os envolvidos no projeto.

Segundo a Subsecretaria de Pesca e Aquicultura, o processo para a implantação do tanque rede está bem adiantado. Na barragem já foram realizados estudos e pesquisas de manejo, processos de legalização ambiental e agilidade na liberação de linhas de créditos para os produtores, quesitos importantes para a viabilização do projeto.

Ainda de acordo com a Subsecretaria, esse é um projeto referencial na criação de peixe. “A intenção é mostrar que o Tocantins possui potencial para essa atividade produtiva e pode gerar emprego e renda para os produtores da região”, destaca Maria do Carmo, diretora de Pesca da Seagro.

Capacidade

A produção de peixe da barragem está estimada em 130 toneladas por safra. As espécies que podem ser criadas são caranha, tambaqui, matrinxã, surubim e pirarucu, com destaque para o tambaqui.

O projeto será implantado por meio de uma parceria entre a Seagro e o Sebrae – Serviço de Apoio as Micro ePequenas Empresas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seagro