Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Reunião Plenária do Território Rural Médio Araguaia acontece em Fortaleza do Tabocão, a 156 km de Palmas, nos dias 26 e 27 de abril. Estão presentes os Municípios de Juarina, Couto de Magalhães, Goianorte, Pequizeiro, Bernardo Sayão, Colméia, Itaporã e Arapoema.

Além dos municípios presentes, compareceram ainda representantes do Instituto Ecológico Jalapão, Antônia Maria Alves Lima e representando a Sub-secretaria dos Assentamentos e Agricultura Familiar do Estado, Edivaldo Marques de Sousa.

A programação é composta por atividades que visam a reestruturação de Câmaras Temáticas, Núcleo Diretivo, Noite Cultural e Visita ao Projeto de Assentamento Despertar existente em Tabocão que tem transformado a vida das famílias moradoras do local.

“É uma honra para Tabocão receber este evento tão importante para o desenvolvimento de nossa região. As ações do Médio Araguaia contribuem para o crescimento econômico do Tocantins e de nossa gente”, frisou João batista de Oliveira (João Cirino), prefeito de Fortaleza do Tabocão.

Na 1ª noite cultural do evento foram realizadas apresentações de artistas locais como duplas sertanejas, bandas gospel, grupos de capoeira, e ainda, exposição de artesanato produzido dentro do Território.

Território Rural

O Tocantins tem dois territórios rurais que recebem verbas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Além do Território Rural do Médio Araguaia composto por 10 municípios, tem o Território Rural da Apa Cantão constituido por 9 municípios.

Os territórios são formados a partir da relação de semelhança entre os municípios no que se refere às caracteristicas econômicas e ambientais.

Os territórios rurais se diferem dos Territórios da Cidadania, os quais o Tocantins possui três. Enquanto os primeiros recebem verbas apenas do MDA, os territórios da cidadania recebem verbas de todos os municípios.

Da redação com informações Assessoria de Imprensa