Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Para discutir o planejamento estratégico e o fortalecimento da da União Geral dos Trabalhadores - UGT, a central sindical no Tocantins, realiza nesta quinta, 28, e sexta-feira, 29, a partir das 8h30, no Victória Plaza Hotel, em Palmas, plenária estadual com a presença do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah e dos sindicalistas Canindé Pegado e Chiquinho Pereira, ambos secretários da UGT nacional.

A Plenária do Tocantins tem como objetivo fazer um balanço da atuação da central nos últimos anos e vai discutir com os sindicalistas os principais problemas que os trabalhadores brasileiros têm enfrentado. A entidade tem percorrido o Brasil e constatado, para vergonha da sociedade, que o trabalho escravo ainda não foi abolido do Brasil e que a prática está presente até mesmo em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), como ficou constatado em Jirau, em Rondônia. "Vamos exigir dos Governos um basta para situações como essa", diz Ricardo Patah, presidente da UGT Nacional.

O encontro de Tocantins vai reunir centenas de trabalhadores de todo o Estado. Será discutido e aprovado um documento com as principais propostas da UGT-TO para o país, destacando o ponto de vista da classe trabalhadora local. Esse documento será levado ao 2º Congresso Nacional da UGT, que será realizado nos dias 14,15 e 16 de julho, em São Paulo. Também estão previstas palestras sobre Direito Previdenciário e Trabalhista. “Esperamos reunir o maior número de trabalhadores do Tocantins para juntos debater os assuntos e ações que vamos defender junto aos governos”, destacou Célio.

Nesta plenária os trabalhadores irão discutir mais do que questões trabalhistas, lembra Patah, "mas também uma nova forma de conduzir o país, seja na esfera econômica, política, ambiental, entre outros temas de relevância nacional e internacional", sentencia.

A União Geral dos Trabalhadores - UGT foi fundada em julho de 2007 e hoje tem 901 sindicatos filiados e representa mais de 5 milhões de trabalhadores em todo o País. A UGT Tocantins foi criada em dezembro de 2010. Segundo o presidente da UGT, Célio Mascarenhas, a central foi “constituída para defender os trabalhadores brasileiros através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador, visando a construção de um projeto social, pacífico justo e centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais”. A UGT é a terceira maior central sindical do Brasil, tendo sido criada à cerca de quatro anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/UGT