Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em seu pronunciamento na sessão da manhã desta quinta-feira, 28, a deputada Josi Nunes (PMDB) comentou sobre as comemorações do Dia do Trabalhador, no próximo domingo, 1º de maio. A deputada aproveitou para criticar as 20 mil exonerações oficializadas no primeiro mês de governo de Siqueira Campos (PSDB).

De acordo com a deputada, as dificuldades financeiras que o Estado passa hoje é também em decorrência das mais de 20 mil demissões de servidores comissionados. “Estamos sofrendo após a demissão de 20 mil funcionários. Este quadro colocou nossas famílias em situação precária e afetou sua situação financeira e o bem-estar do Estado”, completou.

A deputada ainda sugeriu que ações urgentes fossem tomadas para auxiliar na situação gerada após a demissão em massa de servidores comissionados. “É preciso que a classe empregadora auxilie a classe trabalhadora, pois é ela quem promove o crescimento do nosso Estado”, frisou.

Entenda

Em julho do ano passado, depois de mais de um ano de julgamento, o STF reconheceu como inconstitucionais os mais de 20 mil contratos de funcionários comissionados firmados pela administração pública do Tocantins, desde sua criação, em 1989.

Com isso, depois da decisão do Supremo, o governo do Estado ganhou um prazo de 12 meses para que estes trabalhadores fossem exonerados dos quadros do Estado.

No meio do percurso, no entanto, foi realizada a eleição que reelegeu o governador Siqueira Campos no lugar de Carlos Gaguim (PMDB). Com isso, ficou a encargo da gestão de Siqueira a missão de demitir os funcionários comissionados, gerando, a todo instante, reações da bancada de oposição na AL.