Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Cerca de R$ 250 milhões é o que anunciaram em investimentos nesta manhã de quinta-feira, 28, os executivos da BR Distribuidora Petrobras e da Nova Agri para a plataforma multimodal da Ferrovia Norte-Sul (FNS) Palmas - Porto Nacional, cerca de 25 km da capital. Da reunião, realizada na Secretaria Estadual da Indústria do Comércio e do Turismo participaram o secretário Ernani Soares de Siqueira, o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, secretário extraordinário da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento, Ruiter Pádua, e representantes da Valec, empresa responsável pela construção da ferrovia.

As empresas responsáveis pelos empreendimentos no novo ‘front’ de atração de investimentos do Tocantins receberam sinal positivo do governo do Estado quanto à agilização de procedimentos legais para sua instalação e funcionamento. A previsão é de que até dezembro (no caso da Nova Agri) e em dois anos (da BR Distribuidora) elas comecem a operar no “entreposto de cargas” – como está sendo denominada a área da plataforma multimodal.

O aporte maior de recursos, assim como a área total utilizada, de 120 mil metros quadrados, é da BR, que passará a fazer a distribuição de combustível e derivados na área de influência, além do Estado, oeste da Bahia, sul do Maranhão, leste do Mato Grosso e parte do Pará. A estimativa de ambas as empresas é de que sejam gerados em torno de um mil empregos (600 diretos e 400 indiretos).

O dado ainda mais alentador, como adiantou o engenheiro Luís Barenco, da UTC – Engenharia, empresa responsável pelas obras de implantação da BR Distribuidora no entreposto “é de que estamos chegando para formar mão de obra local e não apenas durante este trabalho de implantação, de modo que ele possa ter continuidade”, disse ele, para ouvir do secretário Ernani: “O governador Siqueira Campos fica feliz em ouvir uma mensagem dessas, pois as nossas maiores dificuldades, que são relativas ao desemprego, vão sendo superadas”, afirmou.

Maior obra da BR no País

Pelo lado da Distribuidora, os executivos presentes no encontro com o secretário Ernani Soares revelaram ser este no Tocantins o maior montante em investimentos numa base da estatal no país. E mais, ”será uma base de última geração, utilizando tecnologia de ponta no sistema de carregamento de caminhões de grande porte, em conexão com a ferrovia e hidrovia”, destacaram.

Fonte: Secom