Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Conexão Tocantins Chaves ressaltou também a importância do atual comandante geral da Polícia Militar Chaves ressaltou também a importância do atual comandante geral da Polícia Militar

O Presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins e ex-candidato a deputado federal nas eleições de 2010, major Luiz Chaves (PPS), ressaltou, durante visita à sede do Conexão Tocantins, a importância do secretário de Planejamento e Gestão do governo do Tocantins, Eduardo Siqueira Campos, na promoção dos 1.815 policiais militares no último dia 21 de abril.

Segundo Chaves, o secretário tem sido um importante interlocutor para solução das demandas da Polícia Militar. Chaves aproveitou a visita também para pedir compreensão com o governo, “estamos numa fase na gestão do governo vamos ter um pouco de calma dar uma resposta positiva ao governo”, disse.

O major ressaltou também a importância do atual comandante geral da Polícia Militar, coronel Marielton Francisco dos Santos, “comandante Marielton é um homem centrado preocupado com a tropa”, disse. Segundo Chaves a Polícia Militar não tem Plano de Cargos Carreira e Salários, mas acredita que o governo implantará. “Da mesma forma como foi implantado em Rondônia. Inicia como soldado, galgando as graduações até chegar a oficial”, disse.

Atualmente as regras para adentrar na corporação são através de um concurso para oficial e outro para soldados. Segundo o major Chaves, o atual comandante tem abertura e prestigio para fazer a mudança.

Chaves defendeu ainda que é preciso ampliar os cursos para melhor atender e qualificar a corporação, “contamos com o comandante para fazer gestão junto ao governo”, ressaltou. Segundo Chaves a preocupação de uma melhor qualificação tem de ser para todos os policiais.

Caso Everaldo

Chaves classificou o caso do recente assassinato do trabalhador Everaldo Moraes de Araújo como “uma fatalidade lamentável”. Segundo ele, casos como o do trabalhador Everaldo são ruins tanto para a vítima e família, quanto para o policial. O major afirmou que a PM tem profissionais muito bem preparados para atuar em situações gravíssimas como é o caso do COE e Rotam, mas a profissão de policial é a segunda mais estressante do mundo, perdendo apenas para os trabalhadores que atuam em minas.

Segundo o major, é preciso se criar mecanismos motivacionais e de reconhecimento profissional para os policiais que segundo ele trabalham buscando preservar a vida do cidadão.

Segundo Chaves as fatalidades ocorrem não só no Tocantins, “mas sem dúvida a polícia é formada por pais de família que estão trabalhando para proteger o povo do Estado”, disse.

Diálogo com o governo

Chaves afirmou ao Conexão Tocantins que tem mantido um canal de diálogo permanente com o governo Siqueira Campos e fez referência ainda à contribuição do Chefe da Casa Militar, coronel Luiz Cláudio Benício, ao comandante geral da PM, coronel Marielton Francisco dos Santos e ao senador João Ribeiro (PR), personagens que, segundo ele, foram importantes para a promoção dos militares.