Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os municípios do Tocantins têm até o próximo dia 13 para imunizar a população contra a gripe. Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a Influenza vai imunizar pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos, profissionais da saúde que trabalham em unidades para atendimento de influenza e indígenas.

O dia “D” da Campanha de vacinação contra a Influenza aconteceu no sábado, 30, e mobilizou 4,5 mil pessoas que estão trabalharam em 500 postos de vacinação distribuídos nos 139 municípios do Estado. Toda esta mobilização teve o objetivo de alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é vacinar 80% de uma população alvo, que no Tocantins é de 197 mil pessoas.

Para o secretário extraordinário de Gestão Hospitalar, Raimundo Boi, dar a oportunidade de várias pessoas conseguirem se imunizar é um dever do Estado e não pouparemos esforços para poder alcançar não só a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e sim os 100% da campanha. “Eu estou fazendo a minha parte, estou me vacinando e colocando meu cartão em dia. Peço para que todos que fazem parte do público alvo da campanha procurem um posto de saúde mais próximo e vacine”, orientou o secretário durante a abertura oficial da campanha em Palmas.

Orientação que foi seguida pela mãe de Weslaine Dias Maia, de sete meses. A dona de casa, Neicelene do Espírito Santo Maia, procurou logo pela manhã o posto de saúde para imunizar sua filha e proteja-la contra a gripe. “Não quero minha pequena doente, por isso na primeira oportunidade aproveite para vacinar”, disse.

A campanha iniciou no dia 25 de abril e termina impreterivelmente no dia 13 de maio como explicou a coordenadora de Imunização da Sesau – Secretaria de Estado de Saúde, Marlene Alves. “A vacina não está disponível no calendário básico de vacinação, sendo aplicada anualmente, por isso e necessário que todos procurem um posto e vacine-se. A vacina deste ano protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1) que no ano passado levou várias pessoas a ter complicações chegando até a morte”.

Em Palmas a abertura oficial da campanha aconteceu no Ambulatório Evangélico, localizado na 108 sul, com a presença do secretário extraordinário de Gestão Hospitalar, Raimundo Boi, da superintendência de vigilância e proteção a Saúde da Sesau, Erlaene Tedesco, do secretário municipal de saúde de Palmas, Samuel Bonilha e da coordenadora de imunização da Sesau, Marlene Alves.

Fonte: Ascom Sesau