Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Prefeito Abrãao Costa, presidente da Comissão de saúde da ATM

Prefeito Abrãao Costa, presidente da Comissão de saúde da ATM Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Prefeito Abrãao Costa, presidente da Comissão de saúde da ATM Prefeito Abrãao Costa, presidente da Comissão de saúde da ATM

O presidente da comissão de Saúde da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Miranorte, Abrahão Costa (PMDB), explicou sobre a reunião a ser realizada pela ATM, com a participação de 32 prefeitos, para discutir a saúde, nos municípios. Segundo o gestor a saúde, nos municípios, vem sendo discutida desde 2009, na gestão do ex-governador, Carlos Gaguim (PMDB), tanto na questão dos hospitais conveniados, quanto dos hospitais próprios, chamados de HPP. "O atual governo do Tocantins, por meio da secretaria de Saúde, está ciente dos problemas que estamos enfrentando. Vamos nos reunir, agora, aqui na ATM, para buscar o encaminhamento, para a solução desses problemas, haja vista que o próprio governo, decretou ‘estado de Calamidade Pública’, em seus hospitais”, disse Costa.

“Achamos oportuna, essa discussão, para decretar o ‘estado de Calamidade Pública’, nos hospitais municipais. Queremos engrossar a fileira, na busca de recursos nos governos Estadual e Federal. A decisão da reunião vai depender da plenária, e da visão da maioria dos prefeitos”, frisou Costa.

Trinta e dois, é o número de municípios que tem hospitais geridos por eles mesmos. De acordo com Abrahão, as principais deficiências são a falta de infraestrutura e de equipamentos [tanto internos, como aparelhos de Raio X, ambulâncias, leitos, medicamentos e outros, quanto externos, como servidores e médicos]. Segundo Costa, a falta de médicos, e de recursos [déficit do repasse financeiro, por parte do Estado e do Governo Federal, para a manutenção dos hospitais], são os maiores agravantes. “Se houver os repasses, os problemas são atenuados”, afirmou.

Estarão presentes os prefeitos de Ananás, Araguacema, Aurora do Tocantins, Axixá, Barrolândia, Campos Lindos, Colinas, Colméia, Combinado, Divinópolis, Figueirópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goianorte, Goiatins, Itacajá, Itaguatins, Itaporã, Lagoa da Confusão, Miranorte, Monte do Carmo, Natividade, Nazaré, Nova Rosalândia, Pindorama, Ponte Alta do Bom Jesus, Presidente Kennedy, Santa Fé do Araguaia, São Valério, Silvanópolis, Taguatinga.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ ATM