Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os agradecimentos foram feitos na noite dessa segunda-feira, 2, no auditório do Palácio Araguaia, quando o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação, reuniu os 139 prefeitos, lideranças políticas da Capital e do interior, alunos, professores, diretores de escolas, secretários de Estado, presidentes de autarquias, militares, civis e imprensa, para apresentar o Regime de Colaboração entre Estado e Município. Na ocasião, o governador assinou um Termo de Parceria com as prefeituras municipais para atuarem conjuntamente na área da educação. É a busca pela melhoria da qualidade do ensino nos itens: transporte escolar, capacitação dos trabalhadores da educação, dentre outros.

Duas ações: Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins (Salto) e Programa Um Computador Por Aluno nas escolas da zona rural (Prouca), foram apresentadas. A primeira avaliará o ensino-aprendizagem. Ainda foram entregues 24 ônibus escolares para os municípios de Abreulândia, Aguiarnópolis, Araguacema, Araguaçú, Araguaína, Babaçulândia, Bernardo Sayão, Brejinho de Nazaré, Colinas, Colméia, Divinópolis, Dois Irmãos, Formoso do Araguaia, Gurupi, Ipueiras, Itacajá Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Natividade, Paranã, Presidente Kennedy, Santa Terezinha, São Salvador, Taipas do Tocantins. Araguaína, por ser a segunda maior cidade do Estado, e por ter uma demanda significativa, recebeu três conduções e Formoso do Araguaia, três.

Alunos do colégio municipal Dom Alano, de Palmas, fizeram uma apresentação musical utilizando os computadores que ganharam do Prouca. O colégio foi contemplado com os computadores do programa.

Iniciando a solenidade, o secretário estadual de Educação (Seduc), Danilo de Melo Sousa, explanou sobre a Assessoria aos Sistemas Municipais de Ensino do Tocantins (ASMET). “A partir deste ano, a Assessoria tem como desafio, assessorar os dirigentes municipais, na formalização dos Sistemas Municipais de Ensino, como o Plano Municipal de Educação, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o Conselho Municipal de Educação, os Conselhos Escolares e a Lei do Sistema Municipal de Ensino”, disse Souza. Outras atribuições são o assessoramento aos municípios, quanto à captação de recursos, execução de convênios e cumprimento dos prazos. E, ainda, subsidiar as cidades, no fortalecimento das políticas educacionais de formação inicial e continuada.

A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO) e secretária de Educação do município de Lajeado, Luiza Rodrigues de Souza Brasileiro, em discurso, disse que a União vem se fortalecendo a cada dia, e que o Governo do Tocantins está de parabéns por esta visão [a educação unificada, e não, a educação municipal ou estadual]. “A ATM é forte. Estamos aqui para colaborar com o que for preciso. Agradecemos ao senhor, governador, por estar fazendo uma gestão municipalista”, enfatizou.

O prefeito de Aguiarnópolis, José Rubens Cabral (PSDB), ressaltou a importância da entrega do ônibus para o seu município. “Esse novo carro vai reforçar a nossa frota. Já temos dois ônibus. Vamos atender melhor a zonas rural e urbana. A preocupação do governo com a qualidade da educação, em todos os sentidos, é relevante, porque a educação é a mola-mestre do Tocantins e do Brasil. Temos que dar condições aos nossos alunos, para que tenham um dia-a-dia mais saudável”, acresceu.

A prefeita de Lajeado, Márcia Reis (DEM), o prefeito de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino (PMDB) e o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR), assinaram o Protocolo de Intenções que firma a parceria do governo do Estado, por meio da Seduc, com as prefeituras municipais do Tocantins, que visa à colaboração/cooperação na oferta de uma educação básica de qualidade.

O governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) começou a fala, lendo trechos de sua história, enquanto aluno. “Eu li, porque não entendo e nunca vou entender qualquer desrespeito com o professor. Sempre fui respeitador e, sempre serei. Os pais têm que estabelecer limite para os filhos. Eu vivi, e sei o que é pobreza”, afirmou.

Siqueira referiu-se à educação de qualidade, “precisamos ter, efetivamente, garantias de futuro para as futuras gerações. Precisamos dar uma boa educação. Queremos escolas modernas. Levaremos a educação a todos os lugares. Vamos democratizá-la. Vamos colocar o peixe, uma alimentação saudável, na merenda dos alunos”, destacou o governador, enfatizando o trabalho da subsecretaria de Aquicultura e Pesca, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, chefiada por Miyuki Hyashida.

Prefeitos

Para Siqueira, são os prefeitos que enfrentam todos os problemas das comunidades. “Eles tem que ser respeitados, apoiados e valorizados”, disse.

Teti

A Teti Caminhões e Ônibus – revenda de caminhões e ônibus no Estado do Tocantins, capacitará, na sede da empresa, a partir desta terça-feira, 3, até quarta, 4, os motoristas dos ônibus escolares entregues às prefeituras.

Entrega

Ainda na solenidade, o governador fez uma entrega simbólica da chave do ônibus, do município de Abreulândia, representando todos os 24 municípios beneficiados. Quem recebeu foi o prefeito, Gilmar Eldo de Andrade (DEM).

Fonte: Ascom ATM