Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Pela primeira vez os estudantes indígenas da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Pedro Afonso, vão participar dos Jets – Jogos Estudantis do Tocantins. Os atletas da etnia Kraô serão representados por 20 alunos que além de disputarem em modalidades oficiais dos Jogos, também irão competir em esportes indígenas como a corrida de torra, cabo de força e corrida de fundo. A cerimônia de abertura acontece às 16h no ginásio municipal de Pedro Afonso.

O objetivo é incentivar a participação dos alunos das escolas indígenas nos Jogos Estudantis do Tocantins, além de promover a diversidade, a integração, o fortalecimento dos jogos e as manifestações culturais. Também participarão nas outras etapas dos jogos, as DREs de Gurupi com a etnia Javaé, Miracema, etnia Xerente, Tocantinópolis, etinia Apinajé, Paraíso, etnia Krahô Canela, Araguaína, etnia Karajá.

A participação dos alunos indígenas, na competição, também é o grande diferencial dos JETS 2011, já que cria um novo espaço de aprendizagem e diversidade. Todos os alunos poderão vivenciar em conjunto as modalidades esportivas indígenas, o que favorece um espaço de trocas, respeito às diferenças e construção de novos conhecimentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Seduc