Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

De 10 a 14 de maio o Sebrae Tocantins estará presente na Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins por meio de Clínicas Tecnológicas, que tratarão de diversos temas voltados para o agronegócio. A feira contará em 2011 com uma estrutura voltada para o avanço tecnológico no setor agropecuário, em harmonia com os aspectos social, ambiental e econômico.

As clínicas acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de maio, das 9h às 18h, e estará à disposição dos produtores rurais, técnicos agrícolas, pesquisadores, estudantes, acadêmicos e interessados toda uma programação focada em fruticultura, pecuária de leite, bovinocultura, piscicultura, influências meteorológicas no campo, apicultura, entre outros.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Roberto Magno Martins Pires, falou sobre a participação da instituição na Agrotins. "O Sebrae conta com uma expertise que pode atender de forma plena à principal vocação do Tocantins que é o agronegócio. Nesta edição da Feira iremos demonstrar como o empresário rural pode melhorar ainda mais o seu negócio".

Já o diretor superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, comentou que a expectativa para esta edição é superar o número de atendimentos realizados ao longo das edições anteriores. “Estamos realizando um trabalho de articulação em conjunto com a organização da Agrotins, onde o Sebrae participou ativamente na construção de toda a programação. A Agrotins é mais uma vitrine para conhecer, através das palestras e clínicas tecnológicas, a excelência de nosso trabalho. O Sebrae contribui efetivamente para o fomento do crescimento do Tocantins", finaliza.

Durante a Agrotins acontecerá, ainda, o Encontro da Pecuária de Corte (11/05), quando serão realizadas palestras de apresentação do GEPEC - Programa de Gestão da Pecuária de Corte, Custos na pecuária de Corte, Dicas de Manejo Básico da Bonovinocultura de Corte, e uma aula de campo sobre Seleção Fenotípica de Reprodutores e Matrizes.

Outro encontro de destaque na feira será o Encontro da Pecuária de Leite, dia 12/05, onde acontecerão aulas de campo sobre manejo higiênico da ordenha, terá também o Circuito do Leite com o Projeto Balde Cheio e os temas Ordenhadeira como ferramenta de manejo e qualidade do leite, Passo a passo para obtenção do serviço de inspeção, Papel da Vigilância Sanitária na comercialização de produtos lácteos e Boas práticas de fabricação.

O ciclo de encontros será encerrado pelo Encontro da Pecuária de Pequenos Animais, dia 13/05, que reunirá produtores para participar das palestras “Integração caju/apicultura/ovinocultura” e

“Manejo sanitário de aves”. Serão entregues no evento os certificados do programa Negócio Certo Rural, promovido pelo Sebrae e Senar. Nas aulas de campo os participantes conhecerão mais sobre “Exame andrológico de bodes e carneiros”, “Seleção de matrizes e reprodutores ovinos e caprinos”, e “Avaliação morfológica do sêmen”, além de participarem de visitas técnicas nas unidades da Agrotins.

Além de Clínicas Tecnológicas, o Sebrae levará para a Agrotins atendimento especializado nas áreas de Flores Tropicais, Pecuária de Leite, Pecuária de Corte, Apicultura, Avicultura e Piscicultura, que será realizado no espaço do Sebrae na feira.

A Feira

O tema central da Agrotins 2011, consolidada como maior feira agropecuária da região norte do país, é “Agropecuária de Baixo Carbono” e traz um novo panorama para o desenvolvimento agropecuário de forma sustentável no Tocantins.

A feira acontece de 10 a 14 de maio, no centro Agrotecnológico de Palmas e é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e conta com a parceria do Sebrae Tocantins, Secretaria de Industria, Comércio e Turismo (Sictur), Embrapa, Faet/Senar, Superintendência Federal da Agricultura (SFA), UnitinsAgro, Ceulp/Ulbra, Ruraltins, UFT, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sebrae