Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Escolas públicas estaduais do Tocantins tiveram seus projetos classificados no Prêmio Construindo a Nação. A solenidade de premiação será realizada pelo Sistema Fieto, na quarta-feira, dia 11, às 19h30, no Salão de Eventos, em Palmas.

Da rede estadual serão premiadas projetos da Escola Welder Maria de Abreu Sales, Escola Paroquial Luiz Augusto, Centro de Ensino Médio Paulo Freire, as três de Araguaina e o Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi.

Com o projeto “Educação para a Vida”, a equipe do Colégio Estadual Welder Maria de Abreu Sales, de Araguaina, foi classificada em 3º lugar em Ensino Fundamental. A diretora da escola, Isis Ferreira explicou que por meio do projeto, os educadores trabalharam com os alunos todas as informações sobre a documentação pessoal, quais os documentos pessoais, onde solicitar a expedição, que documentos necessitam e que instituição procurar para tirá-los. Na culminância do projeto, uma banca do Instituto de Identificação foi até a escola para ofertar a Carteira de Identidade.

Trabalhar a cidadania no seu sentido mais completo foi o que fez a turma do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, que realizou o projeto “100% cidadão”, classificado em 2º lugar, na categoria Ensino Médio. A escola promoveu um estudo sobre os poderes constituídos, sobre os direitos das crianças, adolescentes e idosos, ministrou palestras em áreas diversas e levou os alunos para conhecer os órgãos como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum, universidades, etc.

Já a equipe da Escola Paroquial Luiz Augusto promoveu uma integração de saberes entre os alunos e os moradores de uma comunidade quilombola de Filadélfia. O projeto denominado “Quilombola” alcançou o 2º lugar na categoria ensino fundamental.

Em Gurupi, o Centro de Ensino Médio Bom Jesus foi contemplado com o 3º lugar em Ensino Médio, com o projeto “Rádio Jovem ação e movimento”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a turma de Comunicação Social da Unirg e com uma rádio FM da Cidade. Por meio do projeto, os alunos são capacitados para atuarem como radialistas, apresentadores de anúncios e ainda, melhoram o desempenho da língua portuguesa, com a produção e leituras de textos.

O prêmio será concedido pelo Instituto da Cidadania Brasil e CNI/SESI em parceria com a Confederação Nacional da Indústria/Serviço Social da Indústria (CNI/SESI), Anhanguera Educacional e Fundação Volkswagen, com o apoio do Consed – Conselho Nacional de Secretários da Educação. O objetivo de estimular a cidadania nas escolas públicas e privadas, por meio de realizações de projetos por alunos e professores visando beneficiar a comunidade.

Fonte: Ascom Seduc