Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor de justiça Francisco Brandes, tomará medidas judiciais para responsabilizar a Secretaria Estadual de Segurança, Cidadania e Justiça pela omissão na reestruturação da cadeia de Araguacema, a 297 quilômetros de Palmas.

A falta de segurança e as péssimas condições estruturais da cadeia resultaram na fuga de quatro presos nesta segunda-feira, 09. Ainda em abril deste ano, a Secretaria foi oficiada sobre os problemas da cadeia, mas não tomou medidas para resolvê-los segundo o MPE. Depois de uma vistoria à unidade carcerária, a Promotoria de Justiça de Araguacema constatou diversas irregularidades, principalmente a falta de agentes carcerários e problemas estruturais.

Nesse período, o MPE solicitou ao secretário a instalação de um sistema de monitoramento das celas e do prédio, mas não agiu a tempo de evitar a fuga dos presos. Diante da falta de providências, o MPE vai buscar a responsabilização dos agentes públicos na Justiça, podendo inclusive, levar à interdição da cadeia.

Diante da precariedade das instalações, a juíza da comarca de Araguacema autorizou a transferência dos presos de alta periculosidade para outro local, com estrutura para abrigar os detentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa MPE-TO