Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A teoria ensinada em sala de aula será vista de perto por alunos da rede estadual de ensino durante a 11ª edição da Agrotins, que acontece nos dias 10 a 14 de maio no Centro Agrotecnológico em Palmas. Nos quatro dias da feira cerca de 400 alunos de 11 escolas participam de uma aula de campo e aprender a pôr em prática atitudes que auxiliam na preservação do meio ambiente na melhoria da qualidade de vida.

De acordo com a assessora especial da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Márcia Rezende, a visita à feira oferece aos estudantes a oportunidade de “perceber e vivenciar o significado real acerca do meio ambiente e agricultura para utilizá-la no dia-a-dia”.

Durante a visita, os estudantes passarão por cinco estandes. No primeiro, “Animais”, será apresentada a diferença entre gado de corte e de leite; no da Adapec o tema explanado será “Baixo Carbono”; na tenda do Exército eles conhecerão as práticas de sobrevivência na selva; no estande do Ruraltins os alunos conhecerão ações que visam incentivar o reaproveitamento dos alimentos e evitar o desperdício.

Os alunos visitam também o estande Psicultura onde irão conhecer as diversas espécies de peixes existentes no Tocantins. No evento, o público poderá ainda degustar produtos a base de peixe na cozinha do Projeto Piratins, que tem como uma das metas aumentar o consumo de peixe nas escolas do Estado.

Escolas agrícolas

Das 11 unidades escolares escolhidas para irem à Agrotins três oferecem cursos técnicos agropecuários, denominadas anteriormente como Escolas Agrícolas. Para os alunos destas unidades foi preparada uma programação diferenciada com de palestras da UFTAgro e da Embrapa. No dia 13 os educandos terão a oportunidade de aprender a cultivar hortaliças durante a oficina: “Como preparar hortas em pequenos espaços”, oferecida pela Embrapa.

Sala de Leitura

Além de organizar a aula de campo a Secretaria Estadual da Educação terá também na Agrotins um espaço reservado para a leitura. Será montada uma “Sala de leitura”, com um acervo de cerca de 150 livros de literatura infantil e infanto-juvenil, aberta para todo o público da feira.

A Feira

A Agrotins, considerada a maior feira agropecuária da região Norte do País, trás este ano como tema: “Agropecuária de Baixo Carbono” e contará com a participação de mais de 400 expositores. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria de Industria, Comércio e Turismo (Sictur), Embrapa, Superintendência Federal da Agricultura (SFA), UnitinsAgro, Ceulp/Ulbra, Ruraltins, UFT, Sebrae Tocantins entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc