Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Aumentar a produção de peixe e fomentar o mercado de pescado no Tocantins é uma das determinações do governador Siqueira Campos, disse a subsecretária de aquicultura e Pesca da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Miyuk Hyashida, durante degustação de pratos a base de receitas de carne de peixe, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 11, na Agrotins.

Na ocasião, a subsecretária disse que a legislação determina que 30% dos produtos utilizados para o preparo da merenda escolar devem ser adquiridos dos pequenos agricultores familiares. “Para se enquadrar e atender a legislação, só o Estado tem R$ 6 milhões em recursos e os municípios mais R$ 8 milhões. Então o mercado existe e vamos organizar a produção de pescado para inserir o peixe no cardápio da merenda escolar no Tocantins e garantir a sustentabilidade do pequeno produtor”, defendeu.

O secretário Estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, participou da degustação e defendeu o projeto do Governo de inserir a carne de peixe na merenda escolar. “É necessário programar a compra, pois o Colégio Militar de Palmas tem duas câmaras frias e precisamos organizar como deverá ser feita a reposição. Apoiamos e defendemos o projeto por melhorar a vida do pequeno produtor e contribuir com a saúde de nossas crianças”, ressaltou.

Além de autoridades, do público, alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Marco Freire também participaram da degustação. A aluna Renata Carvalho, do 4º ano, disse que adorou o sanduíche, feito com massa de abóbora, recheio de filé de peixe, alface e tomate. Sua colega Vitória Souza falou que também gostou muito do alimento. “Adorei. É melhor do que a merenda servida lá na escola”, considerou Vitória.

Os pratos com as receitas a base de carne de peixe foram preparados pelo Senac, Provida, Tocantins Sem Fome e pela Subsecretaria de Aquicultura e Pesca. Foram servidos quibe, feito de farinha de milho e peixe, empada, cuscuz, sanduíche e arroz carreteiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa